Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Oposi��o dinamarquesa exige esclarecimento sobre falhas na seguran�a

Servi?o prisional havia alertado a ag?ncia de intelig?ncia do pa?s sobre "ideias extremistas" do atirador que perpetrou os ataques do ?ltimo s?bado. Partidos de oposi??o pedem esclarecimentos.
Partidos de oposi??o da Dinamarca exigiram nesta ter?a-feira (14/02) que o governo analise se as for?as de seguran?a do pa?s falharam ao n?o reconhecer sinais de alerta sobre o atirador que perpetrou os ataques em Copenhague no fim de semana.

A exig?ncia dos oposicionistas veio ap?s o Servi?o Prisional e de Liberdade Condicional da Dinamarca afirmar que havia reportado preocupa??es quanto ?s "ideias extremistas" do atirador ao Servi?o de Intelig?ncia do pa?s (PET), enquanto ele estava sob cust?dia.

O servi?o prisional n?o deu detalhes, mas de acordo com o jornal Berlingske, o homem identificado como Omar Abdel Hamid el-Hussein havia declarado que desejava se juntar aos jihadistas do "Estado Isl?mico" na S?ria.

Em comunicado, o servi?o de intelig?ncia reconheceu que as autoridades prisionais haviam alertado sobre o atirador no ano passado, mas afirmou que o relat?rio obtido em setembro n?o levava a crer que Hussein estivesse planejando um ataque.

A ag?ncia afirmou ainda que tinha informa??es sobre o suspeito, mas n?o forneceu detalhes. Segundo o Berlingske, autoridades judiciais e municipais n?o foram alertadas sobre as preocupa??es do servi?o prisional.

"Precisamos saber exatamente o que aconteceu durante o processo e se erros foram cometidos pela pol?cia, pelo PET ou por terceiros", afirmou Pernille Skipper, do partido esquerdista Lista da Unidade. Exig?ncias semelhantes foram feitas pelos oposicionistas do partido Liberal e do direitista Parido do Povo Dinamarqu?s.

Amea?a de bomba

As tens?es continuaram na capital dinamarquesa nesta ter?a-feira. Pela manh?, a pol?cia voltou a isolar o local onde ocorreu o primeiro ataque no s?bado, devido a uma suspeita de bomba.

Policiais e c?es farejadores vasculharam o caf? Krudtt?nden ap?s funcion?rios terem alertado as autoridades para uma carta suspeita. Mais tarde, as autoridades comunicaram que n?o foram encontrados explosivos no local.

RC/rtr/dpa/afp/ap


View the original article here

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares