Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Jap�o sofre forte tremor que gera um pequeno tsunami

Um pequeno tsunami foi gerado nesta ter?a-feira no nordeste do Jap?o depois de um violento terremoto nas ?guas do arquip?lago, o que levou as autoridades a pedir que milhares de pessoas deixassem temporariamente seus lares no litoral do pa?s. O terremoto foi de 6,9 graus para a Ag?ncia Meteorol?gica Japonesa e 6,8 graus para o Instituto Geof?sico dos Estados Unidos (USGS).

Milhares de moradores da prefeitura de Iwate, onde existe o risco de maremoto. A preocupa??o maior era com a cidade de Rikuzentakata, uma das mais afetadas pelo gigantesco tsunami de mar?o de 2011. Ve?culos oficiais com sirenes circularam pelas ruas das cidades para avisar a popula??o e, em certos casos, ordenar uma evacua??o imediata.

A primeira eleva??o do n?vel das ?guas foi de apenas 10 cm em Miyako e atingiu o dobro desse n?vel um em Kujiko (20 cm). Uma c?lula de crise foi instalada no gabinete do primeiro-ministro em T?quio para acompanhar a situa??o. O terremoto ocorreu no mar no in?cio da manh?, hora local (21h06min de segunda-feira, hor?rio de Bras?lia), 210 km a leste da cidade costeira de Miyako e com hipocentro a 10 km de profundidade.
"Trata-se de um tremor secund?rio ligado ao de mar?o de 2011", explicou um sism?logo ? imprensa.

Comparado com o de 11 de mar?o de 2011, o tremor n?o foi muito violento para quem vive longe do litoral, mas foi sentido em um per?metro bem amplo do norte e leste, em particular em todas as prefeituras afetadas naquela ocasi?o: Iwate, Miyagi, Fukushima, Aomori, Akita, Hokkaido, Yamagata, Niigata, Ibaraki e Tochigi.

Os pr?dios de T?quio e sua periferiam chegaram a balan?ar. At? o momento, n?o foram assinaladas v?timas ou danos materiais. V?rias linhas f?rreas foram interrompidas brevemente. Na zona afetada pelo tremor se encontram v?rias usinas e instala??es nucleares, mas n?o foram assinaladas anomalis nos minutos que se seguiram ao tremor.

O Jap?o est? situado na conjun??o de quatro placas tect?nicas e todos os anos registra 20% dos tremores mais violentos ocorridos no mundo. Em 11 de mar?o de 2011, o gigantesco tsunami deixou mais de 18.000 mortos no litoral nordeste do Jap?o e provocou o desastre nuclear de Fukushima.


View the original article here

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares