Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Egito pede a��o internacional contra o "Estado Isl�mico" na L�bia

Ap?s ataque de ca?as eg?pcios a posi??es do "Estado Isl?mico" na L?bia, o presidente Sisi defende a cria??o de uma coaliz?o internacional para combater o grupo extremista. Fran?a e It?lia menifestaram apoio.
Um dia ap?s ca?as eg?pcios atacarem posi??es do grupo terrorista "Estado Isl?mico" (EI) na L?bia, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, apelou ao Conselho de Seguran?a das Na??es Unidas por uma resolu??o que estabele?a uma coaliz?o internacional para intervir no pa?s vizinho.

"N?o h? outra escolha, levando-se em conta o acordo entre o povo e o governo l?bio, e o fato de que eles nos pedem para agir", afirmou Sisi nesta ter?a-feira (17/02), em entrevista a uma r?dio francesa. "Precisamos agir novamente, todos juntos."

No domingo, o EI divulgou um v?deo mostrando a decapita??o de 21 crist?os coptas eg?pcios, o que levou Cairo a intervir no conflito al?m de suas fronteiras e aumentou a preocupa??o de que os insurgentes islamistas, que j? dominam grande parte do territ?rio do Iraque e da S?ria, estariam ampliando sua influ?ncia para o norte da ?frica.

Sisi se referiu ? guerra de 2011 na L?bia, quando a Fran?a integrou uma coaliz?o que dep?s o ditador Muammar Kadafi, como uma "miss?o inacabada". "Abandonamos os l?bios como prisioneiros das mil?cias extremistas", observou.

O presidente eg?pcio defendeu que armamentos sejam enviados ao governo internacionalmente reconhecido da L?bia, sediado na cidade de Tobruk desde que for?as rivais tomaram a capital, Tr?poli. O governo l?bio j? havia pedido a retirada o embargo internacional sobre o com?rcio de armas ao pa?s, para que possa retomar o controle de seu territ?rio.

Apoio da It?lia e da Fran?a

Na segunda-feira, autoridades italianas afirmaram que Roma avalia sua participa??o em uma poss?vel interven??o militar na L?bia, no intuito de impedir os avan?os do EI. A ministra da Defesa italiana, Roberta Pinotti, declarou que Roma poderia contribuir com o envio de 5 mil soldados. O premi? italiano, Matteo Renzi, ressaltou, por?m, que seu governo vai esperar at? que o Conselho de Seguran?a da ONU trabalhe diplomaticamente em rela??o ? L?bia.

Com a deteriora??o da seguran?a no pa?s, aumentou o n?mero de imigrantes ilegais que tentam chegar de barco ? It?lia a partir da L?bia. As autoridades italianas temem que terroristas se misturem entre os refugiados com o objetivo de praticar atentados na Europa.

A Fran?a, que teve papel fundamental na derrubada de Kadafi, vem h? meses defendendo alguma forma de a??o internacional na L?bia. O governo franc?s anunciou nesta segunda-feira um acordo para a venda de ca?as militares ao Egito. Tropas francesas j? est?o posicionadas pr?ximo ? fronteira do N?ger com a L?bia, como parte de uma for?a antiterrorista.

O gabinete do presidente Fran?ois Hollande afirmou que ele e Sisi "refor?aram a import?ncia de que o Conselho de Seguran?a se re?na e que a comunidade internacional tome novas medidas para confrontar esse perigo".

RC/rtr/ap


View the original article here

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares