Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Campanha no Facebook para Cid doar o Salário

Foto: Reprodução/Facebook

Após o discurso atribuído ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), durante um evento no Rio Grande do Norte, uma manifestação contra o governador ganhou força na rede social Facebook. Cid Gomes teria dito que “quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”.

A campanha "Cid Gomes, doe o seu salário e governe por amor!" já foi aderida por mais de 19.000 internautas, que dizem querer mostrar "a indignação não só dos profissionais diretamente atingidos pelas palavras do senhor Governador, mas também da sociedade que é dependente do trabalho desempenhado por eles, os professores".

Segundo a assessoria de Cid Gomes, o que o governador teria dito é que quem deseja enriquecer, deve procurar outro setor e não o serviço público e que a mensagem vale para todos os servidores públicos.

Ilegalidade da Greve

Na última sexta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou a suspensão da greve dos professores da rede estadual. De acordo com a decisão, a categoria deveria retomar às atividades em até 48 horas, sob pena de pagar R$ 10 mil por cada dia de descumprimento.

O Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), entanto, garante que ainda não foram notificados da ilegalidade da greve e devem continuar a paralização pelo menos até a próxima sexta-feira (2), quando ocorrerá nova assembleia da categoria.

Reivindicação dos professores

Em greve desde o dia 05 de agosto, a categoria diz que o governador não cumpre a Lei Federal do Piso e o plano de cargos e carreiras dos professores. O sindicato pede a aplicação do piso para os profissionais de nível médio, graduados e pós-graduados.

"Não estamos em campanha salarial, mas nós estamos lutando, na realidade, pela implantação integral da lei do piso, pela adequação do nosso plano de cargos e carreira e em defesa da nossa carreira do magistério", disse a diretora do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Josilma Frota.

Fonte: Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Gás na Região do Cariri, estudos são prioridade

A missão de interiorizar a utilização de gás natural foi exposta pelo próprio governador Cid Gomes.
Por: Márcio Dornelles
O Cariri é a primeira região do Interior do Estado a receber estudos para a descoberta da necessidade de gás natural. O levantamento, contratado pela Companhia de Gás (Cegás), é desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem prazo de nove meses para ficar pronto. O economista e administrador Antônio Cambraia, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), mira o Cariri como uma das regiões que mais se desenvolve no Estado.
A missão de interiorizar a utilização de gás natural foi exposta pelo próprio governador Cid Gomes (PSB) e o convênio assinado com a UFC auxiliará na definição de prioridades para a elaboração do plano de investimento do planejamento estratégico. “Achamos, por bem, contratar para ter a real quantificação, o potencial que realmente tem a região em termos de utilização de gás, pelo parque industrial que tem”, afirmou Cambraia.
O presidente da companhia também alertou para a nova forma de transporte do gás natural, mais econômica para regiões afastadas. Ao invés da utilização de gasodutos na condição atual, o gás passaria para outro estado: gás natural liquefeito (GNL). Seria mais viável, avalia o ex-prefeito de Fortaleza. “O metro cúbico de gás natural se transforma em 600 metros do gás na forma que é utilizado pelo usuário. Isso facilita o transporte nas grandes distâncias.
Nesta distância de 600 quilômetros como é de Fortaleza para Cariri, um gasoduto seria antieconômico”, disse. Porém, para o projeto vingar, é necessária a implantação de uma estação de regaseificação, para transformar no estado em que é utilizado pelo usuário.

Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Cariri: Palestra Com Leonardo Boff

A Passagem de Boff pelo Cariri...


Uma revolução ainda por fazer

Toda mudança de paradigma civilizatório é precedido por uma revolução na cosmologia (visão do universo e da vida). O mundo atual surgiu com a extraordinária revolução que Copérnico e Galileo Galilei introduziram ao comprovarem que a Terra não era um centro estável mas que girava ao redor do sol. Isso gerou enorme crise nas mentes e na Igreja, pois parecia que tudo perdia valor. Mas lentamente impô-se a nova cosmologia que fundamentalmente perdura até hoje nas escolas, nos negócios e na leitura do curso geral das coisas. Manteve-se, porém, o antropocentrismo, a idéia de que o ser humano continua sendo o centro de tudo e as coisas são destinadas ao seu bel-prazer.

Se a Terra não é estável –pensava-se – o universo, pelo menos, é estável. Seria como uma incomensurável bolha dentro da qual se moveriam os astros celestes e todas as demais coisas.

Eis que esta cosmologia começou a ser superada quando em 1924 um astrônomo amador Hubble comprovou que o universo não é estável. Constatou que todas as galáxias bem como todos os corpos celestes estão se afastando uns dos outros. O universo, portanto, não é estacionário como ainda acreditava Einstein. Está se expandindo em todas as direções. Seu estado natural é a evolução e não a estabilidade.

Esta constatação sugere que tudo tenha começado a partir de um ponto extremamente denso de matéria e energia que, de repente, explodiu (big bang) dando origem ao atual universo em expansão. Isso foi proposto em 1927 pelo padre belga, o astrônomo George Lemaître o que foi considerado esclarecedor por Einstein e assumido como teoria comum. Em 1965 Penzias e Wilson demonstraram que, de todas as partes do universo, nos chega uma radiação mínima, três graus Kelvin, que seria o derradeiro eco da explosão inicial. Analisando o espectro da luz das estrelas mais distantes, a comunidade científica concluiu que esta explosão teria ocorrido há 13,7 bilhões de anos. Eis a idade do universo e a nossa própria, pois um dia estávamos, virtualmente, todos juntos lá naquele ínfimo ponto flamejante.

Ao expandir-se, o universo se auto-organiza, se auto-cria e gera complexidades cada vez maiores e ordens cada vez mais altas. É convicção de grande parte dos cientistas que, alcançado certo grau de complexidade, em qualquer parte, a vida emerge como imperativo cósmico. Assim também a consciência e a inteligência. Todos nós, nossa capacidade de amar e de inventar, não estamos fora da dinâmica geral do universo em cosmogênese. Somos partes deste imenso todo.

Uma energia de fundo insondável e sem margens – abismo alimentador de tudo - sustenta e perpassa todas as coisas ativando as energias sem as quais nada existe do que existe.

A partir desta nova cosmologia, nossa vida, a Terra e todos os seres, nossas instituições, a ciência e a técnica, a educação, as artes, as filosofias e religiões devem ser resignificadas. Tudo e tudo são emergências deste universo em evolução, dependem de suas condições iniciais e devem ser compreendidas no interior deste universo vivo, inteligente, auto-organizativo e ascendente rumo a ordens ainda mais altas.

Esta revolução não provocou ainda uma crise semelhante a do século XVI, pois não penetrou suficientemente nas mentes da maioria da humanidade, nem da inteligentzia, muito menos nos empresários e nos governantes. Mas ela está presente no pensamento ecológico, sistêmico, holístico e em muitos educadores, fundando o paradigma da nova era, o ecozóico.

Por que é urgente que se incorpore esta revolução paradigmática? Porque é ela que nos fornecerá a base teórica necessária para resolvemos os atuais problemas do sistema-Terra em processo acelerado de degradação. Ela nos permite ver nossa interdependência e mutualidade com todos os seres. Formamos junto com a Terra viva a grande comunidade cósmica e vital. Somos a expressão consciente do processo cósmico e responsáveis por este pedaço dele, a Terra, sem a qual tudo o que estamos dizendo seria impossível. Porque não nos sentimos parte da Terra, a estamos destruindo. O futuro do século XXI e de todas as COPs dependerá da assunção ou não desta nova cosmologia. Na verdade só ela nos poderá salvar.

Leonardo Boff com Mark Hathway escreveram The Tao of Liberation:exploring the ecology os transformation,N.Y.2010.w
Fonte: blog Cariricaturas.

LEIA MAIS EM:
WWW.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.secultreaurora.blogspot.com

Do Blog de Aurora

Seguir leyendo...

Plantão policial do Cariri: 26/08

Demontier Tenório

A violência doméstica na região do Cariri segue em alta. Em Missão Velha um homem tentou matar sua companheira, enquanto uma adolescente de 14 anos foi agredida pelo seu padrasto em Juazeiro do Norte. Por volta das 16 horas desta quinta-feira, no Sítio Passagem de Pedra localizado na zona rural de Missão Velha, o Sargento Julião saiu para atender a uma ocorrência desse tipo acompanhado do Cabo Cabral e dos Soldados Viana e Lima.

Quando chegaram ao lugar souberam que o agricultor Francisco de Assis de Lima, de 48 anos, ali residente, havia tentado matar sua esposa Maria dos Santos, de 51 anos. Ela não chegou a ser lesionada porque quando viu o companheiro empunhar uma espingarda correu e buscou o auxílio da polícia. Os militares encontraram o acusado no imóvel com a espingarda tipo socadeira municiada na mão, além de uma roçadeira à procura da mulher. Ele foi preso e levado à Delegacia de Missão Velha.

Em Juazeiro do Norte, perto das 21h30min de ontem na Rua José Xavier de Oliveira (Pirajá), a polícia foi chamada para atender um caso de violência doméstica. No endereço, os militares prenderam Antonio da Silva, de 69 anos, ali residente. Ele estava agredindo sua enteada uma adolescente de apenas 14 anos de idade. De acordo com o boletim da Ciops, na 20ª DRPC não tinha delegado e nem escrivão para a devida autuação do acusado.

ROUBO – A outra ocorrência policial desta quinta-feira foi por volta das 18 horas no cruzamento da Rua São Benedito com a Avenida Castelo Branco. Segundo informações prestadas por Élves de Almeida, residente no bairro Limoeiro, dois indivíduos o abordaram e tomaram sua carteira com R$ 530,00 em dinheiro, documentos e cartões de crédito. A dupla estava armada e fugiu em uma motocicleta de cor preta


Fonte: Miséria

Seguir leyendo...

Governo do Ceará em Missão Velha

Qui, 25 de Agosto de 2011 10:28
O governador Cid Gomes e todo o secretariado estarão nesta sexta-feira (26) no município de Missão Velha, no Cariri, para anunciar diversas ações que beneficiarão a população da Região durante a solenidade de Instalação do Governo do Ceará na Minha Cidade. A solenidade acontecerá na Escola de Ensino Médio Juvenal Rodrigues Brandão, às 9h30min. Como parte do Projeto do Governo do Estado em garantir a toda a população cearense o direito a água, serão entregues 587 cisternas de placas, beneficiando o mesmo número de famílias que residem na zona rural do Cariri. A ação totaliza o investimento de R$ 1,1 milhão e visa melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

Comunidades rurais também receberão batedeiras de Mamonas, no valor total de R$ 46 mil; medidores de Dupla Tarifa, no valor de R$ 21 mil, com o objetivo de reduzir os custos de energia elétrica para os sistemas produtivos; Centros de Comunitários de Produção e Tanques de Resfriamento de Leite, que totalizam o valor de R$ 52,3 mil; e cartões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), no valor de R$ 200 cada, que incentivarão o plantio dos agricultores de Missão Velha. Além das entregas, o Governador, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, assinará a ordem de serviço para implantação de Subprojeto de Abastecimento com o investimento de R$ 764.mil. Com a ação o Estado vai beneficiar Comunidades dos municípios de Várzea Alegre, Farias Brito e Brejo Santo. Na ocasião também será assinado a Termo de Cooperação Técnica com Prefeituras do Cairi, com cota de 948 litros de leite diários, totalizando um investimento anual de R$ 432,5 mil.

Cid Gomes também assinará a ementa da Secretaria das Cidades com a Prefeitura de Missão Velha, para a urbanização da Avenida do Contorno e rua de acesso ao parque de festas, no valor de de R$ 1,1 milhão. O município de Barbalha, também no Cariri, será beneficiado com mais uma obra de infraestrutura custeada pelo Governo, através da Secretaria das Cidades, em parceria com a Prefeitura do município. Acompanhado do secretário Camilo Santana, o Governador assina a termo de compromisso para a construção da estrada Corredor do Sabino, no valor de R$ 1.046 milhão. Obras que vão melhorar a infraestrutura de Juazeiro, como reforma de canteiros centrais; construção e reforma da Cidade da Criança; e do letreiro na Serra do Catolé (Horto) também serão anunciadas por Cid Gomes.

Afim de garantir a segurança no trajeto dos estudantes de Crato, serão entregues três veículos com funcionalidade escolar adquiridos pelo município, no valor total de R$ 594 mil. A ação faz  parte do Programa Caminho da Escola, que garante que cada veículo adquirido pelo município o Governo do Estado doa outro de igual tamanho e valor. A mesma ação vai beneficiar os estudantes de Brejo Santo, que receberão dois veículos, totalizando um investimento de R$ 424 mil.

Após a solenidade de instalação do Governo Itinerante, todos os secretário e gestores do Executivo participarão de audiência pública. Na ocasião a população terá a oportunidade de apresentar as demandas do município, assim como poderão conhecer e tirar dúvidas sobre os projetos executados pelo Governo do Estado em Missão Velha e Região do Cariri.

Serviço:
Solenidade e Audiência Pública do Governo do Ceará na Minha Cidade
Local: Escola de Ensino Médio Juvenal Rodrigues Brandão (Av. José Sobreira da Cruz, S/N – Maternidade)
Horário: 9h30min

25.08.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)
@GovernoDoCeara

Fonte:  Site Governo DoCeara

Seguir leyendo...

UFRC só em 2014

Demontier Tenório
O Ministério da Educação ainda não nomeou a comissão e seu respectivo presidente para coordenar os trabalhos de criação da Universidade Federal da Região do Cariri, sob a tutela da Universidade Federal do Ceará (UFC). O reitor dessa entidade, Jesualdo Farias, explicou que a elaboração de todo esse projeto da UFRC não acontece da noite para o dia e aponta o primeiro semestre de 2014 como prazo para a instalação.

Como juazeirense que é, ele ainda comemora a assinatura do ato de criação da Universidade Federal do Cariri pela presidente Dilma Rousseff no último dia 16 de agosto em solenidade no Palácio do Planalto. Ele esclarece que essa comissão será a responsável pela elaboração de todos os projetos necessários para o funcionamento da instituição.

Segundo diz são os projetos político-pedagógico, definição dos cursos e das políticas institucionais, quantitativo de professores, alunos e servidores técnicos administrativos, orçamento inicial e detalhes com relação ao projeto para as obras do Campus da UFRC. Outro detalhe, de acordo com Jesualdo, é a distribuição de cursos em Juazeiro, Crato e Barbalha, além dos Campi de Brejo Santo e Icó.
Fonte: Miséria

Seguir leyendo...

Pedófilo é preso em Juazeiro

Demontier Tenório
Foto Chinês
O agricultor Francisco de Assis Alves, de 56 anos, acusado de estuprar pelo menos 12 crianças com idades entre cinco e 12 anos, foi preso por volta das 14 horas desta terça-feira no Bairro João Cabral em Juazeiro do Norte. Ele estava sendo procurado pela polícia de Pindoretama, onde os crimes aconteceram a partir da oferta de doces e dinheiro às crianças daquela região e as convidava para prestar serviços em um conjunto habitacional onde Francisco morava.

No momento da prisão em Juazeiro o acusado estava com grande quantidade de calcinhas no chão do imóvel emprestando a idéia de se tratar de um pervertido sexual. O mais grave no comportamento de Francisco de Assis é que alguns depoimentos prestados à delegada de Pindoretama, Ana Cristina Lima, narram que o mesmo chegava a oferecer refrigerantes para dopar suas vítimas com soníferos dissolvidos na bebida. Assim, deixavam inconscientes para molestar até que acordassem.
O caso ganhou repercussão nacional e o autor dos estupros estava foragido e sendo procurado pela polícia desde que a avó de uma destas crianças flagrou o agricultor abusando sexualmente de uma de suas netas. Como é natural de Juazeiro do Norte, as buscas se intensificaram nesta cidade de onde o mesmo saiu há 20 anos após se divorciar. Policiais montaram campana na residência dele na Rua Virgínia de Mendonça, 425 (Bairro João Cabral).

Outra equipe da Polícia Militar caiu em campo e foi esta a responsável pela localização do acusado nas imediações da rodoviária. Francisco usava uma blusa com a estampa: “exalta maníaco” e foi levado até sua residência, onde estava o estoque de calcinhas. Os militares apresentaram o mandado de prisão expedido pelo juiz Ricardo de Araújo Barreto e ele foi levado para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.



Em Pindoretama, a cada diz surgem novas vítimas do tarado e, por isso, o inquérito ainda não foi concluído. Na época que a polícia esteve em sua residência naquela cidade não o encontrou, mas se deparou com grande quantidade de cuecas infantis tamanho P, além de psicotrópicos, uma mochila infantil e uma bicicleta pequena cor de rosa, que também era usada para atrair as vítimas.

A casa de Francisco era um barraco de tábuas e com quatro compartimentos. Ele mesmo conectou energia elétrica e passou a morar lá. De dia era agricultor e, à noite, vendia espetinhos e pastéis na praça da cidade. O acusado era respeitado, tido como trabalhador e costumava freqüentar a Igreja Assembléia de Deus, segundo a delegada Ana Cristina. A casa dele já havia sido depredada pelos moradores.

Fonte: Site Miséria

Seguir leyendo...

Obra de construção do viaduto metroviário em Juazeiro do Nort

Por Demontier Moura

A
obra de construção do viaduto metroviário em Juazeiro do Norte, da ferrovia que liga Juazeiro a Crato, na Avenida Carlos Cruz, encontra-se em fase demolição do paredão de pedras, escoramento dos trilhos por onde passa o metrô de superfície, e escavação do túnel por onde fluirá o trânsito naquela localidade. O viaduto irá ligar a Rua da Luz, no Bairro São Miguel a Rua Padre Ibiapina, no Bairro Pio XII.
A SEINE – Secretaria de Infraestrutura - de Juazeiro, disponibiliza duas turmas de 20 operários trabalhando na obra até nos finais de semana, para a conclusão dos serviços no prazo previsto que é de 60 dias. O trabalho consiste em suspender a via numa distância de 11 metros em 3 pontos distintos, para construção dos pilares em dois blocos com 9 trilhos.

O prefeito Dr. Santana disse que irá acompanhar pessoalmente a obra, para ter a certeza da aceleração do seu andamento, para ser entregue à população no tempo previsto.

Rafael Apolinário disse que o viaduto terá 11 metros, com pilar central e duas vias de 2,5 metros, para passagem de carros de pequeno e médio porte, além de passagem para pedestres com moderno sistema de iluminação.

Em acordo com a Metrofor - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - e a Transnordestina Logística SA, esse trabalho inicialmente será realizado nos finais de semana, para não comprometer o tráfego dos trens de passageiros e de cargas durante a semana.

Fonte: Blog do Juazeiro

Seguir leyendo...

Fortaleza: homem é morto em praça

Após ser perseguido, um homem foi assassinado nesta segunda-feira (22) em praça pública, na Avenida Contorno Sul, no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza. A vítima foi Francisco Adalberto Silva Cabral, de 24 anos.
De acordo com a polícia, ele foi perseguido por dois homens em uma moto e, ao chegar em uma pracinha, foi alcançado pelos bandidos, que dispararam contra Francisco. A bala atingiu a cabeça dele.
Equipes do SAMU foram ao local, mas a vítima teve morte imediata. Sobre a motivação do homicídio, a polícia suspeita de brigas de gangues. Francisco não possuía antecedentes criminais e trabalhava como servente de pedreiro.
Confira a matéria no Barra Pesada, às 11h45min.
Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Nilson Bezerra

Seguir leyendo...

Plantão policial no Cariri, 22 de agosto

Demontier Tenório
Seis corpos deram entrada para serem necropsiados neste final de semana no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte neste domingo após um sábado tranqüilo. Todos eles vítimas de acidentes com motocicletas em cinco municípios do Cariri e mais um em Iguatu. Este último foi Francisco Alan França Custódio, de 20 anos, que sofreu traumatismo craniano e foi trazido para o Hospital Santo Antonio de Barbalha, onde faleceu. Os outros vieram de Jardim, Araripe, Assaré, Brejo Santo e Campos Sales.

Por volta das 19 horas na CE-060, perto do Sítio Lagoa do Alto na zona rural de Jardim, uma Caminhonete D-20 de cor vermelha, ano 1991, e placa BMF-1587, inscrição do Ceará, bateu em uma motocicleta na qual trafegavam três pessoas durante carreta naquele município. Valmir Sipriano do Nascimento, de 54 anos, que residia na Rua Francisco Roriz, morreu no hospital. Ele pilotava a moto Honda CG 150 Titan KS de cor preta e participava da movimentação política com dois adolescentes de 17 anos

Eles residem nos Sítios Horizonte e Brejinho e foram socorridos para o Hospital de Jardim. Posteriormente até o Santo Antonio de Barbalha. O jovem motorista da caminhonete de apenas 29 anos, residente no Centro de Jardim, escapou ileso. Foi ele quem socorreu os três para o hospital e, depois, fugiu. Antes, por volta das 18h30min, na CE-292, perto do município de Araripe, José de Souza Dantas, de 48 anos, colidiu com a sua motocicleta em outra e morreu no local do acidente.

Ele morava no Sítio Mulungu na zona rural de Araripe e pilotava uma moto Honda Titan CG 150. O piloto da outra moto identificado por José Carlos, de 25 anos, foi socorrido para o Hospital São Francisco de Crato. No município de Assaré, Francisco Obadias Oliveira da Silva, de apenas três anos de idade, morreu igualmente em acidente de trânsito naquela cidade. Já por volta das 19 horas, Jorge Francisco Salustriano, de 29 anos, pilotava uma moto e morreu em acidente no Bairro Renê Lucena no município de Brejo Santo. Seu colega de viagem foi socorrido para o hospital.

Na CE-371 à altura do Distrito de Carmelópolis na zona rural de Campos Sales, Evangelista Raimundo Ferreira, de 18 anos, que morava naquela cidade, pilotava uma motocicleta Honda CG 150 Titan. Em determinado momento, perdeu o controle e caiu batendo a cabeça no asfalto morrendo no local. Outro acidente com moto ocorreu em Aiuaba, mas o corpo da vítima fatal foi necropsiado no IML de Iguatu que abrange àquela área cearense.

Na tarde de sábado, Expedito Alves dos Santos, residente na Vila Padre Cícero no município de Crato viajava em seu caminhão Mercedes Benz e terminou abalroando uma motocicleta. Segundo a polícia, ele teria invadido a contramão quando colidiu com uma moto pilotada por Antonio Olávio de Oliveira, de 44 anos, residente no Sítio Jerimum. O acidente aconteceu na CE-171 perto da Estação Ecológica de Aiuaba e a vítima morreu no local, enquanto o motorista empreendia fuga.

Fonte: Site Miséria

Seguir leyendo...

Kombi atropela sargento, ele morreu ao empurrar carro

 
Do G1 CE

Um sargento do exército, de 41 anos, morreu na noite de domingo (21) após ser atingido por uma Kombi, na CE-455, no Km 10, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), o sargento empurrava um veículo na rodovia quando uma Kombi colidiu na traseira do carro, esmagando a vítima.
Segundo a PRE-CE, o sargento morreu no local e outras setes pessoas ficaram feridas. Três delas estavam na Kombi, outras duas ajudavam a vítima a empurrar o carro de passeio e as outras duas estavam dentro do veículo.
Balanço
De acordo com a polícia, 13 acidentes ocorreram em rodovias estaduais nas últimas 24 horas, deixando 20 feridos e duas vítimas. A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) também registrou 13 acidentes em rodovias federais nas últimas 24 horas. Ao todo, 13 pessoas ficaram feridas, ninguém morreu.

Seguir leyendo...

Obras atrasadas no Cariri

Clique para Ampliar
A Requalificação Urbana e Ambiental do Bairro do Seminário da cidade do Crato está entre as obras que serão contempladas. A obra se arrasta há mais de sete anos
ANTÔNIO VICELMO
Diversas obras destinadas a nove Municípios do Cariri ainda não começaram a ser realizadas
Crato. A maioria das obras anunciadas para o Cariri, com recursos do Banco Mundial, ainda não saíram do papel. A revitalização do Bairro do Seminário, no Crato, que inclui a proteção da encosta do morro, urbanização da área e recuperação das erosões causadas pelas chuvas, se arrasta há mais de sete anos. O mesmo ocorre com o teleférico de Barbalha e a Avenida de Contorno de Juazeiro. Até agora, continua indefinido o prazo para início das obras.

O pior acontece com o aterro sanitário consorciado. Ainda não foi escolhido o local para destino final dos resíduos das nove cidades que fazem parte do consórcio. O chamado Roteiro da Fé, programado para Juazeiro, e a revitalização do Centro Histórico de Barbalha, ainda aguardam a assinatura das ordens de serviços.

A reforma das praças deste Município, que já começou, é apenas uma parte de um amplo projeto financiado pelo Banco Mundial, assinado em dezembro de 2009, na ordem de US$ 46 milhões (cerca de R$ 92 milhões), com contrapartida de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões) do Governo do Estado, que será executado no Cariri Central e estendido, numa segunda etapa, a outras regiões do interior. A informação é do coordenador do projeto, Adauto Oliveira. Conforme explica, não há atraso. Os contratos com o Banco Mundial foram assinados em 2009. A partir desta data, foi iniciada a elaboração dos projetos.

A demora consiste no atendimento das exigências legais que regulamentam os procedimentos administrativos, bem como algumas modificações que foram feitas. "O que ocorreu antes da assinaturas dos contratos não é da nossa responsabilidade", disse. Ele esclarece que os recursos serão investidos nos nove Municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC), em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos do turismo e de calçados e fortalecimento institucional das administrações municipais e da gestão regional.

Esta semana foram enviados pela Secretaria das Cidades 417 móveis para apoio institucional a Barbalha, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, que fazem parte do projeto.

O mobiliário foi adquirido pelo Governo do Estado, por licitação, no valor de R$ 77.808,00 e será usado para reforçar o trabalho das prefeituras nas áreas de meio ambiente e ação social. De acordo com o secretário Camilo Santana, existem ainda outras ações como a criação dos sites, capacitação dos técnicos das prefeituras para manter as páginas na rede, além de consultoria de empresa especializada.

As obras no Cariri integram o Projeto Cidades do Ceará. A maioria das obras não foi licitada. Para a principal delas, o aterro consorciado, estão na relação três Municípios para sediar a obra: Crato, Juazeiro e Caririaçu. Porém o prefeito do Crato, Samuel Araripe, não quer nem ouvir falar em sediar o lixão. Juazeiro, segundo Adauto, depende de uma autorização do Ministério da Aeronáutica. É que o aterro não pode ficar perto de aeroportos. Caririaçu depende da construção de acesso, o que, segundo o coordenador, onera a instalação do consórcio.

Outras estão em fase de estudo. É o caso, por exemplo, do teleférico de Barbalha, que saíra do cruzeiro fincado no topo da Serra do Araripe até o povoado do distrito, numa distância de 6km. A revitalização da encosta do Seminário, avaliada em R$ 16 milhões, está na dependência de licenças ambientais. O projeto, segundo o prefeito Samuel Araripe, se arrasta há cerca de sete anos.

Garante que o Crato está fazendo o dever de casa, que é a construção de 130 residências para o pessoal que será retirado da área de risco e desapropriação da lagoa de decantação.

Ordem de serviço
O Roteiro da Fé, de Juazeiro do Norte, foi licitado, mas aguarda ordem de serviço do governador Cid Gomes para execução do projeto. O projeto de construção da Avenida do Contorno (Juazeiro do Norte) está sendo refeito. O vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, informou que houve uma mudança de percurso em razão das indenizações previstas no projeto anterior.

Estão adiantadas as obras do Centro Multifuncional de Serviços, antigo Centro de Apoio ao Romeiro. Adauto informa que as obras serão concluídas em janeiro. Para a sinalização turística do Geopark Araripe está sendo contratada a empresa para o projeto.

Investimento
132mi de reais é o valor do investimento total do projeto do Governo do Ceará, financiado pelo Banco Mundial, sendo cerca de R$ 92 milhões do banco e contrapartida de R$ 40 milhões do Estado

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima Edifício Seplag - 1ºAndar - Cambeba
Fortaleza/CE - Fone: (85) 31 01.4483


Antônio VicelmoRepórter
 
fonte: Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Prefeitura de Aurora realiza melhorias na Estrada que liga a Rodovia Padre Cícero

Assessoria de Imprensa PMA








O prefeito de Aurora – José Adailton Macedo, acaba de anunciar a conquista de serviços de melhorias na estrada que liga o município de Aurora à vizinha cidade de Caririaçú.
Neste primeiro momento, os trabalhos de melhorias estão sendo executados pelo DER, e estendem-se desde o seu alargamento, assim como o serviço de terraplanagem da mesma. Vale destacar que, a referida conquista só foi possível graças ao engajamento do prefeito Adailton Macedo juntamente com o Deputado Federal, filho de Aurora – Dr. Raimundo Macedo, que juntos se empenharam ao máximo no sentido de conseguir essa importantíssima obra para o município de Aurora, uma vez que a mesma trará resultados positivos principalmente para aquelas pessoas que trafegam constantemente por aquela estrada.
"A população de Aurora é conhecedora do progresso que o prefeito Adailton Macedo vem proporcionando em todos os quadrantes da terra do Menino Deus. São obras que beneficiam a população de um modo em geral, e que todos nós podemos ter a certeza de que enquanto o município aurorense estiver sendo governando por Adailton Macedo, o mesmo trabalhará de forma ininterrupta em prol da municipalidade aurorense", disse o chefe de gabinete da prefeitura de Aurora – Dr. Sebastião Rangel.

Fonte: Site Miséria

Seguir leyendo...

Professores protestam no Cariri

Professores da rede pública de ensino do Estado e Municípios da região decidiram parar ontem as atividades, pelo dia "D" de paralisação. Cerca de 500 docentes se reuniram na divisa de Crato e Juazeiro e chegaram a praticamente paralisar o trânsito durante toda a manhã. Os da rede municipal de Juazeiro decidiram se juntar aos grevistas, já que, na última terça-feira, por notificação da Justiça, foi decretada a ilegalidade da greve na cidade, que durava cerca de dois meses. Eles retornam amanhã às salas de aula.

Portando faixas e cartazes, além dos carros de som, os grevistas promoveram um verdadeiro apitaço na Avenida Padre Cícero, chamando a atenção dos condutores da CE-292, a via mais movimentada da região. Segundo o representante do Sindicato dos Servidores do Estado do Ceará, Roberto Oliveira, as principais reivindicações são o piso salarial, o Plano de Cargos e Carreira e o Plano Nacional de Educação. Ele afirma que, além dos professores da região, o movimento contou com a participação de servidores federais.

Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Loco Abreu pode ser processado por dar "lençol" no Cristo Redentor

R7

http://i2.r7.com/loco-abreu-sorri-450x338.jpg 
Satiro Sodré/Agif/Gazeta Press
Fanfarrão: El Loco Abreu chutou bolas em direção ao Cristo Redentor

Sebastian "El Loco" Abreu aprontou mais uma das suas. O atacante do Botafogo irritou a Arquidiocese do Rio de Janeiro ao tentar dar um "lençol" no Cristo Redentor, e pode até ser processado.

O fato inusitado ocorreu durante a gravação de um comercial de TV para a Pluna, empresa de aviação uruguaia. Assim que Abreu começou a chutar bolas para tentar encobrir o monumento, diversas pessoas no local reclamaram.

Um funcionário do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), entidade responsável pela área, interrompeu a filmagem do comercial, acompanhado por um guarda municipal.

A Arquidiocese do Rio, que administra o Cristo, se revoltou com Loco Abreu e a empresa Pluna, que não tinham permissão para filmar. A equipe de produção do comercial e o atacante pagaram ingressos para ver a estátua, como se fossem turistas.

Questionada pela reportagem do R7, a assessoria de imprensa da Arquidiocese afirmou que o caso ainda está em análise e ainda não foi decidido se o jogador e a empresa serão processados.

Loco Abreu sente uma lesão no joelho direito, um estiramento no ligamento colateral medial, e vai desfalcar o time do técnico Caio Junior por dois jogos.

Seguir leyendo...

Universidade Federal do Cariri

Márcio Dornelles

A presidente Dilma Rousseff deve confirmar, nesta terça-feira (16), em Brasília, a criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC). O vice-governador Domingos Filho (PMDB) representará o governo do Ceará no evento, já que Cid Gomes tem outros compromissos na agenda.
A sede da instituição será em Juazeiro do Norte, mas Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó também serão beneficiados com campus avançado. Prefeitos de Acopiara, Horizonte, Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca e Paracuru também estão no Distrito Federal para acompanhar o anúncio da expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O assunto também é destaque no Jornal do Cariri (JC) desta semana. Veja matéria abaixo:

Universidade Federal do Cariri referenda importância regional

Por: Mirelly Morais
A Região do Cariri conquista uma de suas maiores aspirações. A criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), anunciada pela presidente Dilma Rousseff, para esta terça-feira (16), em Brasília, vem referendar a importância de uma região que cresce e se desenvolve de forma rápida e extraordinária. Para os prefeitos das três principais cidades, que sediarão o campi da UFCA – Juazeiro, Crato e Barbalha - essa é uma das maiores vitórias enquanto Região Metropolitana.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe diz que a Universidade vai trazer o incremento educacional. “Isso é extraordinário para o Ceará como um todo. Onde fica a sede é apenas um detalhe, o importante é que teremos campi no Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó. É o Cariri crescendo mais do que o Ceará e o Nordeste”, festeja, acrescentando que a região passa por um desenvolvimento extraordinário “e merece tudo isso, já que temos 33 municípios e aproximadamente um milhão de habitantes”, finalizou.
O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana diz que já começa a trabalhar a questão orçamentária para viabilizar o projeto. Ele conta que em conversas com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, pode reconhecer que durante a sua gestão a UFC cresceu e se consolidou no Cariri, explicando ser desta estrutura que nascerá a tão sonhada UFCA. “Não existe essa idéia de se começar um campus do zero, o que se vai fazer é aproveitar a estrutura da UFC, que já existe, e ela passa a ser o epicentro da Universidade Federal do Cariri”, diz Santana.
E a partir disso, de acordo com o prefeito de Juazeiro, “começa a se fortalecer os laços com os municípios da vizinhança, cada um recebendo uma estrutura de apoio com a sua vocação. Barbalha pode se fortalecer muito com o ensino médico, que já existe e essa estrutura será mantida. O Crato se fortalece com o campus que está voltado para agronomia e zootecnia. “Não deve existir disputa, somos uma área tão próxima uma da outra, que a diferença é mínima e isso acaba ocorrendo mais por vaidade e não é o caso. O mais importante na criação da UFCA é que passaremos a ter mais autonomia de gestão e financeira do campus”.

A matéria completa está no Jornal do Cariri desta semana.

Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Trabalhadores paralisam as obras na Transposição do São Francisco


Cerca de 900 trabalhadores paralisaram as ativididades nas obras de transposição do São Francisco em Mauriti
Cerca de 900 trabalhadores paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (16), na obra da Transposição do Rio São Francisco, em Mauriti, na região do Cariri cearense. O objetivo da paralisação é protestar contra a falta de cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), fechada em 13 de junho de 2011.
Após mais de dois meses do fechamento da CCT 2011/2012, os trabalhadores da obra, no entanto, ainda não receberam o reajuste de 13%. O sindicato representante da categoria, por meio do seu presidente, Raimundo Nonato Gomes, e da equipe de fiscalização, vinha tentando, de várias formas, solucionar o problema sem que fosse preciso paralisar.
Apesar disso, até esta segunda-feira (15), nada foi resolvido. Por conta disso, os trabalhadores resolveram paralisar as atividades até que as empresas responsáveis pelo Consórcio Nordestino (EIT, Getel e Delta) resolvam o impasse.
“Não estamos querendo nada além do que já foi acordado na CCT, por essa razão é que aguardamos o posicionamento das empresas. Os itens de pauta são o reajuste salarial de 13%, melhoramento na alimentação, banheiros no trecho, entre outras questões que as próprias empresas acham simples de se resolver”, afirma Nonato.
Prazo para pronunciamento
Após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, o sindicato apresentou-se aos responsáveis pela obra e deu como prazo, até a noite desta segunda, para o pronunciamento das empresas. Nesta terça-feira (16), haverá uma nova assembleia com os trabalhadores para deliberar sobre o que for sinalizado pelas empresas. Somente após o encontro, será definido o rumo da paralisação.
“Não há o que negociar”
Para o sindicato, todos os itens precisam ser atendidos, obedecendo aos prazos para execução de alguns deles, mas não há mais nada a negociar. Tem-se apenas de ser cumprido o que já foi negociado com o Sinicon (sindicato patronal) por 106 dias.
Leia mais:
Transposição do São Francisco terá monitoramento automático do volume de água para partilha entre os estados
Consórcio investiga acidente que matou três em obra de transposição do São Francisco
Com informações do Sintepav

Fonte: Jangadeiro Online

Seguir leyendo...

Castelão será o primeiro estádio a ser concluído, diz Governo


Castelo_ForaAté o próximo dia 20 será entregue a primeira etapa das obras de reforma e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão. O andamento das obras surpreendeu até o ministro do Esporte, Orlando Silva, que visitou a arena na tarde desta sexta-feira (12), ao lado do governador Cid Gomes e do secretário Especial da  Copa 2014, Ferruccio Feitosa. Ele disse que o Castelão deverá ser o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo no Brasil.

O Ministro ressaltou ainda que o Castelão estará apto a ser uma das sedes para a Copa das Conferações, em 2013. Além disso, Orlando Silva destacou que o Castelão é o único estádio do Norte e Nordeste que pode receber uma partida de semifinal da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, por ter capacidade superior a 60 mil espectadores (quase 67 mil lugares). Sobre as obras de responsabilidade do Governo Federal, como a ampliação do aeroporto e do terminal de passageiro do Porto do Mucuripe, o Ministro garantiu que as licitações acontecerão até o fim deste ano.

Castelo_Dentro

Durante a visita, o governador Cid Gomes aceitou o desafio de tornar o Castelão o primeiro estádio a ser concluído para a Copa do Mundo. Ele explicou que cada uma das etapas de reforma e modernização tem um prazo a ser cumprido e, caso a construtora não o cumpra, é aplicada uma multa de R$ 28 mil por dia. "Se uma etapa é entregue antecipadamento o Governo libera a parcela referente àquela etapa, mas se o atraso existe, uma multa será aplicada", disse  Cid.

Sobre as ações de mobilidade urbana, o Governador explicou os projetos existentes nesse sentido e a proposta para os moradores que deverão ser indenizados. "Existem três casos. O primeiro quando parte da casa é desapropriada, mas não inviabiliza a moradia, e o proprietário recebe a indenização. O segundo, quando a habitação é inviabilizada e a indenização é inferior a R$ 40 mil. Esses proprietários vão receber o dinheiro e ainda um apartamento sem custo algum. O terceiro caso se refere às indenizações superiores a R$ 40 mil. Nessa situação, a indenização é paga e o proprietário tem a preferência em receber um apartamento e pagará uma prestações de R$ 50,00. Eu posso garantir que as indenizações serão justas", afirmou o Governador.


Castelo_Dentro_2

Sobre o Castelão
Iniciada em 13 de dezembro de 2010, atualmente mais de 800 operários trabalham em três turnos na obra, que já está com suas quatro etapas em andamento e mais de 30% de execução. Segundo informações do consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, a expectativa é de que a obra chegue ao final de 2011 com cerca de 50% de conclusão e seja concluída em dezembro de 2012, a tempo de participar da Copa das Confederações.

Entre os principais pontos do projeto está a aproximação da área que separa o acesso dos torcedores sentados nas cadeiras inferiores do gramado. Com a reforma, essa distância cairá dos atuais 40 para 10 metros. Também serão realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis, entre outros pontos.  Além disso, o estádio contará com um novo estacionamento para 1900
veículos.

Outro destaque é a coberta que protegerá 100% dos torcedores de sol e chuva e irá ajudar substancialmente a qualidade da imagem das transmissões televisivas. Além disso, serão construídos um restaurante, mídia center, área de hospitalidade, lounge e área VIP. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da FIFA.

Etapas da Obra

ETAPA 1 – Edifício-sede da Secretaria do Esporte do Estado e primeira etapa do Estacionamento Coberto 1;

ETAPA 2 – Segunda etapa do Estacionamento Coberto 2;

ETAPA 3 – Edifício Central;

ETAPA 4 – Conclusão, disponibilização e início da operação da totalidade do Estádio.

12.08.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Secopa
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Seguir leyendo...

Dois mortos em acidente em Iguatu CE

Na final da noite deste domingo Iguatu registrou mais uma tragédia nas suas vias, desta vez com duas vítimas fatais. Por volta das 20h na CE-282, na altura do Bairro Altiplano, uma colisão entre uma moto Titan Preta, de placa NRC–7424, que transportava Raimundo Nonato Bezerra e José Valdemir de Alencar, ambos morreram, e um Fiat Pálio Branco, com placas HWG-7847, que pertence a Evaldo dos Santos Silva que segundo a Polícia Militar se evadiu do local.

As vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Iguatu que já chegaram sem vida foi o que informou o Chefe de Enfermagem, Josafá Ventura. "Ambos tiveram fraturas expostas na perna esquerda e chegaram aqui no HRI sem vida, os corpos já foram levados para o IML" disse.
 
Fonte: Iguatu.NeT

Do Site Miséria

Seguir leyendo...

Ceará: deve crescer o número de vereadores em 2012

Com a proximidade das eleições municipais de 2012, algumas câmaras municipais cearenses começam a se articular para aumentar o número de vereadores. A justificativa, endossada pela União dos Vereadores do Ceará (UVC), é de que a representação atual está aquém da necessária para suprir os anseios da população.

Conforme informou o presidente da UVC, Deuzinho Filho, o número vereadores no Estado pode aumentar em até 441 vagas, saindo de 1.729 para 2.170 parlamentares. "Esse é o número máximo, segundo a Emenda 56. Mas uma boa parte das Casas pode continuar com a estrutura que tem hoje", salientou.

Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução reduzindo de 60.276 para 51.748 o número de vereadores em todo o País. Segundo a resolução, a composição das Câmaras municipais seria de um parlamentar para cada 47.619 habitantes do município, até o limite de 55 vagas.

Em função disso, foi apresentada, no Congresso, uma proposta de emenda à Constituição, a chamada PEC dos Vereadores, para regulamentar a questão. Aprovada em 2009, a Emenda nº 58 estabeleceu 24 faixas populacionais para fixar a composição das Casas Legislativas.

Agora, algumas câmaras, como é o caso de Caucaia e Maracanaú, estão articulando para aumentar o número de vereadores de acordo com os tetos de edis estabelecidos na PEC. Conforme justificaram os presidentes das Câmaras de Caucaia e Maracanaú, a produção parlamentar tem sido prejudicada pelo número reduzido de vereadores.

Mudança

Conforme disse o presidente da Câmara de Caucaia, Tanilo Menezes, os vereadores defendem o aumento, a partir da próxima legislatura, de 14 para 23 parlamentares. Nesse sentido, deverão ser realizadas, ainda em agosto, duas audiências públicas para saber se a população concorda com a mudança.

Outro município que pretende modificar o número de vereadores é Maracanaú. "A demanda aqui é muito grande, e nós concordamos que a representatividade está bastante prejudicada. Pelo menos 80% dos vereadores são a favor de aumentar o número de cadeiras, mesmo sem ampliar os repasses do duodécimo", declarou Chico Barbeiro, presidente da Casa.

As Câmaras Municipais têm até 30 de setembro deste ano para incluir as novas vagas na Lei Orgânica do Município, considerando que as casas legislativas precisam, de acordo com a Constituição Federal, promover os ajustes em até um ano antes das eleições. Para a aprovação, é necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores.

Segundo Deuzinho Filho, logo após o término desse prazo, a UVC fará um levantamento para mensurar o novo número de vereadores que deverão ser eleitos no pleito de 2012. Os gastos com as despesas do Legislativo, incluindo os subsídios dos vereadores, são definidos pela Constituição Federal. Isso significa que, mesmo que o número de vereadores aumente, o valor do duodécimo não deve aumentar. "É importante frisar que deve diminuir assessorias parlamentares e VDP porque o salário é baseado na população e no subsídio do deputado estadual", esclareceu Deuzinho Filho.

Fonte: Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Obras de drenagem em Juazeiro

Mais uma vitória para o povo juazeirense. Após dezenas de viagens a capital federal, estudos e audiências em torno da macrodrenagem, o prefeito Manoel Santana finalmente vai poder executar uma de suas maiores promessas de campanha, que era "destravar", ampliar e executar por inteiro o projeto de macrodrenagem das timbaúbas, projeto este que até então, não havia saído do papel.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu nesta quinta-feira (11) para a 43ª Reunião Extraordinária. O encontro aconteceu no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Na oportunidade, foram aprovadas por unanimidade a liberação da Licença Prévia de um loteamento em Aquiraz e uma obra da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
O primeiro projeto a ser apresentado foi o do loteamento urbano de interesse da Terras do Aquiraz Empreendimentos Imobiliários Ltda, que fica localizado no distrito de Justiniano de Serpa, no município de Aquiraz. Em seguida, foi a vez dos conselheiros conhecerem o projeto da macrodrenagem do riacho das Timbaúbas, de interesse da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Em dezembro de 2010 Santana foi informado sobre a liberação, ainda pelo então pres. Lula, de recursos da ordem de R$ 14.249.268,00 (Catorze Milhões, Duzentos e Quarenta e Nove Mil, Duzentos e Sessenta e Oito Reais) Esse montante é a primeira parte de um total de R$ 30 milhões, que dormia em caixa aguardando esta aprovação ambiental. Diga-se de passagem, um esforço pessoal do dep. José Guimarães.
Obras de drenagem urbana serão realizadas nos bairros Timbaúbas, José Geraldo da Cruz, Pirajá, Romeirão e Limoeiro. No projeto, constam ações para construção de galerias, canais, travessias (pontilhões – construção, recuperação e ampliação), urbanização e preservação de áreas verdes. Os pontilhões serão executados nas Avenidas Carlos Cruz e Virgílio Távora e nas ruas Rui Barbosa, Vereador Antonio Brás e Madre Nely Sobreira.
Com a macrodrenagem será finalmente concluída a Avenida José Bezerra que liga a Av. Virgílio Távora a Av. Castelo Branco. Esta será mais uma artéria que ajudará a desafogar o tráfego de veículos nas ruas São Paulo, São Pedro e Padre Cícero. A Av. José Bezerra corta os bairros Fátima, Pio XII, Franciscanos, Timbaúbas e Limoeiro.
Informações: site VejaJuazeiro e Fhilipe Augusto da Assessoria de Comunicação da SEMACE.

Fonte: blog do Juazeiro

Seguir leyendo...

Juazeiro: Timba moeda de bairro ganha mais adeptos

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri

Uma nova moeda social ganha cada vez mais comerciantes nesta semana no Bairro Timbaúba, em Juazeiro do Norte, Região do Cariri, no Ceará. O Timba foi criado em junho deste ano e já é aceito em quatro estabelecimentos no bairro. A moeda social funciona como o Real, e é criada para ajudar no desenvolvimento de uma determinada região.
Quem desenvolve e empresta a nova moeda são bancos comunitário criados e registrados. O uso da moeda social funciona assim: uma pessoa vai até o banco comunitário, faz um cadastro e pede um empréstimo. Esse dinheiro é repassado para a pessoa na moeda social, que é aceita em estabelecimento comerciais no bairro. O dono do comércio vai ao banco comunitário e faz a troca da moeda pelo Real.
O Timba tem cédulas de T$ 0,50, T$ 1,00, T$ 2,00, T$ 5,00 e T$ 10,00. Para evitar falsificações, as moedas possuem uma faixa prateada com alto relevo. “Se tirar a faixa, danifica o dinheiro, se tirar uma fotocópia o alto relevo não aparece”, afirma Helena de Assis Souza, agente bancária do banco comunitário. Ela também garante que não há risco do comerciante perder dinheiro. “Todo o empréstimo feito pelo banco em Timba já existe a mesma quantia guardada no banco para pagar o comerciante quando vier trocar as notas”, diz Helena.
A nova moeda já ajudou Verônica Bezerra a expandir sua produção de rendas feitas em casa. “Antes eu fazia só sob encomenda e pra mim. Agora aumentei minha produção com o empréstimo que fiz”, diz Verônica.
Marcondes Portela é dono de uma padaria e também aceita o Timba. Desde que começou a receber a nova moeda, aumentou as vendas. “A moeda fica só no nosso bairro, ajuda bastante no desenvolvimento”, diz o empresário.
Moedas Sociais
As moedas sociais surgiram em 2000, no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. 11 anos depois, de acordo com o banco, já são mais de 51 moedas diferentes em todo o país. Só no Ceará, já são mais de 30 municípios usando moedas sociais.

Seguir leyendo...

Fotos: Acidente em Araripe mata três pessoas

Demontier Tenório
 










Foto: Valdir Silvestre/Blog Araripe na Mídia
Três veículos se envolveram em um acidente automobilístico por volta das 21 horas desta segunda-feira quando duas pessoas tombaram mortas na CE-292 e outra no Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha na madrugada de hoje. A tragédia aconteceu entre os municípios de Araripe e Potengi à altura do Sítio Jatobá, distante cerca de 10 quilômetros do centro de Araripe.

O veículo causador do acidente foi um caminhão carregado de mandioca que deu prego na estrada por volta das 16 horas e foi abandonado pelo seu proprietário Erivan de Alencar Costa, residente na Rua Elísio Alves de Alencar, em Araripe. Ele não se encontrava no local à noite quando ocorreram uma batida na traseira do caminhão e, logo depois, um tombamento. O primeiro a bater foi um Fiat Uno Mille de placas DAV-7636, dirigido pelo vereador de Araripe Valdeir Marques de Macedo, de 55 anos.

Site: Miséria

Seguir leyendo...

Sandy: 'Sou boa em striptease'

Depois de causar alvoroço com sua declaração sobre sexo anal, Sandy solta o verbo sobre outros assuntos picantes à edição de agosto da "Playboy", que tem Adriane Galisteu na capa. Veja alguns trechos:

Sobre club de swing: "Já tive vontade de ver. Confesso que até agora só não fui fora do Brasil porque tenho medo de me encontrar com brasileiros e eles saírem falando. Acho que eu não participaria. Principalmente pelo ciúme de ver meu marido com alguém".
Ida a sex shop: "Já fui em sex shop. Acho legal ir. De vez em quando dá curiosidade. Já comprei algumas coisinhas. Mas não vou dizer o que"
Lingerie sensual: "Tenho tudo quanto é lingerie que vocês podem pensar. Compro mais quando estou viajando, porque tenho tempo e mais privacidade".
Striptease: "Eu sou boa em striptease. 'Whatever Lola wants', de Ella Fitzgerald, é uma música perfeita para isso".
Filme pornô: "Já vi. Tem momentos em que é bem adequado. Acho que os filmes pornográficos poderiam ter menos historinhas e ir direto ao assunto".
Masturbação: "É completamente válido. Temos de conhecer o nosso corpo antes de querer que os nossos parceiros conheçam"
Ficar bêbada: "Já fiquei e não gostei! Não gosto de perder o controle. Era um Réveillon. Tomei Champagne, um pouco de vinho, depois fizemos brincadeiras daquelas de trava-língua na qual quem erra tem de beber um shot de caipirinha. Terminei a noite abraçada com o vaso sanitá
 Fonte:  EGO 

Seguir leyendo...

Criação da Universidade Federal do Cariri

Campus da UFC - Cariri
Uma novidade muito esperada no Cariri. O Ministro da Educação, Fernando Haddad deve anunciar em breve a criação da Universidade Federal do Cariri. A informação foi repassada pelo deputado federal, Ariosto Holanda, que soube de fonte segura do MEC, além da criação de um campus avançado da UFC em Russas. O Ceará conta hoje com duas Universidades Federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Com a transformação do campus avançado da UFC em Universidade Federal do Cariri, o estado somará três UFs.

O campus avançado do Cariri foi aprovado em novembro de 2005, pelo Conselho Universitário, presidido pelo então reitor René Barreira, junto com o de Sobral. No campus são ofertados os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia e Medicina, Comunicação Social (Jornalismo), Engenharia de Materiais, Educação Musical e Design do Produto em Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato.

A polêmica em torno da possível vinda da Universidade Federal do Cariri já se instalou. Juazeiro do Norte é sede praticamente de todos os cursos do campus avançado, mas o Crato se inscreve, com o apoio do prefeito local, Samuel Araripe, para ser cidade sede da reitoria, doando um terreno e possibilitando infraestrutura. Nesse segundo semestre a cidade passa a ter o curso de Agronomia, com a inauguração da nova sede, no bairro Muriti. A administração de juazeiro passa a defender e somar forças, juntamente com os deputados federais, para consolidar o campus avançado como Universidade Federal do Cariri.

Já são 11 cursos implantados pela UFC. Um deles em Barbalha, a poucos quilômetros de Juazeiro, que é o de Medicina, o primeiro da instituição a chegar na região. A UFC conta com cerca de 2 mil alunos no Cariri, numa demanda crescente. São alunos de várias partes do Nordeste e cidades da região.

A trajetória da UFC começou com o curso de Medicina, em 2001. Os outros cursos chegaram em 2006. Começou com seis cursos. Dobrou de tamanho em quase cinco anos. Atualmente conta com o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável e foi proposto pelo Conselho Universitário e aprovado um Mestrado em Agronomia. A Universidade aguarda a avaliação e aprovação da Capes. A UFC, no Cariri, atende cerca de 35 municípios, incluindo Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Cerca de 60% dos estudantes são provindos das escolas públicas. Há cursos em que esse número ultrapassa 80%, com o de Agronomia.

Com informações de Flamínio Araripe, do Blog – desimbroglio.

Seguir leyendo...

Criança morre em parque de diversões em Guaraciaba do Norte

Por: Luciano Augusto
Uma criança de 10 anos morreu neste domingo (7) após ser atingido por um brinquedo pertencente a um parque de diversões instalado no município de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.
De acordo com testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 19 hrs, quando o garoto Francisco Luis da Silva Riberiro havia saido do brinquedo "Tropical Surf". Ao perceber algumas moedas caídas no chão ele voltou ao aparelho, e foi atingido fatalmente.
Mais informações na edição desta segunda-feira (8) do jornal Alerta Geral, a partir das 07 hrs.

Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Assalto a agência dos Correios de Quiterianópolis


O município de Quiterianópolis, a 415 quilômetros de Fortaleza, na região dos Inhamuns, foi palco de mais uma ação de bandidos na manhã desta quinta-feira (4). Dez homens armados assaltaram a agência dos Correios e outros estabelecimentos. Segundo a Polícia, o alvo principal do bando seria o caixa eletrônico de um banco particular, dentro dos Correios.

Na ação dos bandidos, houve troca de tiros com os policiais que estiveram no local. O grupo ainda rendeu as pessoas que estavam dentro dos estabelecimentos que foram alvo dos roubos. Conforme a Polícia, um PM acabou sendo baleado. A quadrilha fugiu da cidade em dois automóveis pequenos em direção à cidade de Parambu, e ainda levando uma pessoa como refém.

As investigações estão sendo realizadas por toda a região para localizar a quadrilha. A Polícia informou ainda que há informações de que o bando ainda chegou a cortar parte da comunicação telefônica pela região.
 
Com Iguatu Notícias
 
Fonte: Notícias de Potengi acesse:  www.potenginainternet.com.br

Seguir leyendo...

Onda de explosões a caixas eletrônicos no Ceará

Do Portal O Povo Online com informações do Blog do Eliomar de Lima:


"Cerca de 10 homens fortemente armados e encapuzados invadiram, no começo da madrugada desta quarta-feira, 3, a agência do Banco do Brasil de Hidrolândia (Zona Norte). Uma parte do grupo rendeu policiais do destacamento militar e outro grupo foi à agência e usou explosivos para abrir os caixas eletrônicos.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), nada foi levado do banco, pois o bando não conseguiu abrir os caixas. Durante a ação, parte do bando trocou tiros com policiais do destacamento da PM de Hidrolândia. De acordo com o CPI, três policiais estavam de plantão na unidade.

O CPI informa ainda que, na fuga, o bando abandonou um veículo. Dentro do automóvel, foram encontrados material explosivo e munição. O bando estaria escondido em um matagal nas proximidades de Hidrolândia. O CPI não soube informar ainda a marca e modelo do veículo que foi abandonado pela quadrilha.

Neste momento, vários policiais da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Sobral, e do 7º BPM, de Crateús, já estão na região de Hidrolândia na caça aos envolvidos nessa ação criminosa. Um helicóptero do Ciopaer também está nessa operação."

Seguir leyendo...

Em Crato Mandioca de 2,70 metros de comprimento


Um agricultor colheu uma mandioca de 2,70 metros de comprimento no município de Crato, no Sul do Ceará. Segundo o agricultor João Gonçalves, que trabalha na fazenda onde foi colhida a raiz, é comum nascerem mandiocas muito maiores que o normal.
Em 2010, segundo ele, foi encontrada uma mandioca de 1,90 metro. A mandioca - conhecida como aipim ou macaxeira - de 2,70 metros, no entanto, é a maior já encontrada no sítio onde trabalha. A mandioca é colhida com tamanho médio de 30 a 90 centímetros.
O agricultor diz também que a mandioca poderia crescer ainda mais se continuasse embaixo da terra. A mandioca cresceu próxima à cerca que demarca o fim da fazenda onde mora João e o alimento cresceu tanto que invadiu a fazenda do vizinho, dando trabalho para tirá-la da terra.

O produtor rural proprietário da terra onde nasceu a mandioca gigante, Geovane Brito, diz que vai dividir o produto com os amigos.
Com Iguatu Notícias

Seguir leyendo...

URCA: Maior projeto de Paleontologia do Nordeste

Por: Luciano Augusto

Começa na Chamada do Araripe a maior escavação paleontológica controlada do Nordeste, com a participação de cerca de 20 pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e docentes, além da presença do cientista  internacional Alex Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Universidade Regional do Cariri (URCA) está à frente do projeto há três anos, e é coordenado pelo doutor da instituição, Álamo Feitosa. Também estarão participando estudantes e docentes de universidades de estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.
De acordo com Alex Kellner, a escavação controlada significa procura dos fósseis de acordo com os níveis das rochas, em que se consegue documentar em qual deles foi encontrado o tipo de fóssil.
Essa é a primeira etapa dos trabalhos, iniciada pela parte leste da Chapada do Araripe, área pouco pesquisada na área da paleontologia. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio de projeto aprovado pelo CNPq, no valor de R$ 130 mil.
As escavações começaram no final se semana e terão continuidade, na localidade de Baixa Grande, no Distrito de Brejinho, em Araripe, até o próximo sábado.
Os próximos municípios a serem visitados são Salitre e Campos Sales, até a proximidade do Ceará com o Piauí. A perspectiva é encontrar, além de fósseis comuns aos que já vêm sendo estudados há vários anos na região, pterossauros e dinossauros, que são os de maior porte.
Segundo o chefe da equipe, Álamo Feitosa, também coordenador do Geopark Araripe, que vem apoiando os trabalhos, nesta primeira semana de escavações deverão ser encontradas cerca de 4 mil peças de fósseis, que serão repassados para instituições da região, como o laboratório do Museu de Paleontologia, o Município de Araripe e Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).
A escavação está sendo registrada pela National Geographic e acompanhada pela cineasta Lara Velho, que já produziu documentários na Antártida, Mato Grosso, Minas Gerais e várias outras regiões sobre Paleontologia.

Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Homem atira contra semáforo em Aurora CE

Luiz Neto
Um ato de puro vandalismo foi registrado na manhã desta segunda-feira, (1), na cidade de Aurora, localizado na região sul do ceará, na microrregião do cariri oriental.

A ação delinqüente ocorreu por volta das 08:hs, a altura dos semáforos instalados na Beira Fresca, no centro da cidade, quando um individuo ainda não identificado, pilotando uma moto Honda de cor preta, efetuou vários disparos de arma de fogo tendo como alvo os semáforos ali existentes.

Após a atitude vândala, o infrator evadiu-se do local na direção do Distrito de Ingazeiras. As câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, cujo sistema de monitoramento funciona na unidade de polícia militar registraram tudo. Após o ocorrido, todas as gravações estão sendo minuciosamente analisadas pelas autoridades competentes, sendo que a polícia militar sob o comando do Subtenente Rosival Roseno intensificou as diligências no sentido de elucidar o nome do desocupado o o quanto antes.

Coincidência ou não, o fato aconteceu no exato momento em que o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DEMUTRAN) iniciava os trabalhos de fiscalização quanto a campanha do uso obrigatório do capacete por condutores de motos. Talvez a ação do delinqüente tenha sido uma espécie de protesto contra a obrigatoriedade do uso do equipamento, o que certamente não justifica de forma nenhuma tamanha irresponsabilidade por parte do criminoso.

Seguir leyendo...

Metrô do Cariri transporta menos pessos que previsto

Em funcionamento desde o fim de 2009, o Metrô do Cariri, que circula entre Juazeiro do Norte e Crato, transporta diariamente 1,8 mil pessoas, em 40 viagens na semana e 30 viagens no domingo. A previsão do Metrofor, porém, era transportar 5 mil passageiros por dia já na fase inicial de implantação do projeto.


Para Fernando Mota, assessor da presidência do Metrofor, a demanda deve aumentar com a integração do metrô do Cariri com as linhas de ônibus e a construção de uma nona estação, que está com ordem de serviço assinada.
Questionado pelo O POVO se o Metrô de Sobral vai atender a 8 mil passageiros, conforme previsto, Fernando Mota diz que essa é uma “projeção que esperamos atender o mais rápido possível”.

A população de Juazeiro do Norte e Crato somada chega a pouco mais de 370 mil pessoas. A população de Sobral, segundo o último Censo, é de 188 mil pessoas.

No Cariri, a passagem do metrô custa R$ 1. Em Sobral, o preço ainda não está definido, mas deve seguir o valor cobrado no Cariri.

Foram investidos R$ 34,1 milhões no projeto, que aproveitou a malha ferroviária existente na região e que estava ociosa. (TM)

Fonte: Jornal O Povo

Seguir leyendo...

CGU encontra irregulares em prefeituras cearenses: Coreau, Groaíras e Massapê.

Foram verificados superfaturamento e sobrepreço em Coreau, Groaíras e Massapê.
Por: Luciano Augusto
Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) e divulgado pelo portal G1 revela que foram constatados superfaturamento e sobrepreço em obras públicas de pelo menos dez cidades da região Nordeste, entre 2008 e 2010, após o recebimento de verbas da União para reconstrução após tragédias.
De acordo com o relatório, no Ceará foram encontrados indícios de fraudes na aplicação de recursos em Coreaú, Groaíras e Massapê.
Segundo a Controladoria, entre 2008 e 2010 o Ministério da Integração assinou 554 termos de compromisso com estados ou municípios para repasse de verbas destinadas ao "restabelecimento da normalidade do cenário de desastres", totalizando pouco mais de R$ 2,9 bilhões. Desses recursos, 60% estão sendo fiscalizados, disse a CGU.
A Prefeitura de Massapê informou que todas as obras com recursos provenientes da Secretaria Nacional de Defesa Civil foram executadas e disse ainda desconhecer as irregularidades apontadas pela CGU.
A Prefeitura de Groaíras informou que as obras executadas com recursos da União foram concluídas e que já houve prestação de contas.
A Prefeitura de Coreaú ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Acidentes no Cariri nesse fim de semana

Demontier Tenório
Quatro pessoas morreram em três acidentes de trânsito nos municípios de Baixio, Brejo Santo e Crato. Por volta das 16 horas deste sábado no Sitio Bargado na zona rural de Baixio, o aposentado João Agostinho da Silva, de 65 anos, foi atropelado por uma Camioneta. Ele morava na Rua Perpetua Leonardo daquela cidade e caminhava por uma estrada carroçável do lugar quando foi abalroado por uma D20 Custom de cor verde, ano 1994, e placas HUH-5303, inscrição de Icó. O veículo era dirigido por Thiago do Nascimento de Lima, de 23 anos, residente na Rua 102 (Bairro Eucalipto) em Milagres, que fugiu sem prestar socorro à vitima a qual morreu no local.

Já no domingo mais dois morreram no trânsito. Por volta das 06h30min, na BR-116 à altura do Sitio Lagoa do Mato na zona rural de Brejo Santo, tombaram mortos os agricultores Cicero Jose dos Santos, de 32, e Adalberto Santos da Silva, de 34 anos, ambos residentes no Sitio Muquém na zona rural de Porteiras. As vitimas trafegavam em uma moto Honda CG 125 de cor azul, ano 1998, e placa KIJ-5756, inscrição de Cabrobó (PE), pela BR-116.

O veículo era transportado por Cícero José quando colidiu lateralmente com um caminhão Mercedes Benz de cor azul, ano 2001, e placas CYR-1448, inscrição de Jundiaí (SP), dirigido pelo caminhoneiro Edgar Deodato da Silva Simione, de 33 anos, residente na Rua Ângela Queiroz Lopes,152 (Bairro Novo Horizonte) em Jundiaí. O motorista parou, prestou socorro às vitimas e, depopis, foi levado por uma patrulha comandada pelo Cabo Josias para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal os dois vinham de uma festa em Jati e ao tentarem cruzar a BR no sentido Porteiras, colidiram com o caminhão. Eles apresentavam sintomas de terem ingerido bebidas alcoólicas e tentaram cruzar a rodovia sem olhar para os lados. A moto colidiu no tanque da carreta, vindo a ser jogada no asfalto e os dois foram arrastados por cerca de 30 metros.

Uma das vítimas teve um irmão morto em acidente de moto há três meses e o pai há um ano. No último domingo, dia 24, no mesmo local, outro jovem morreu ao perder o controle da moto batendo no meio- fio daquela Rodovia Federal. No município de Crato também houve um acidente com motocicleta deixando um morto e outro gravemente ferido em UTI de hospital. Daqui há pouco o balanço da movimentação do IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte neste fim de semana.

Fonte: Miséria

Seguir leyendo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares