Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Juazeiro: Timba moeda de bairro ganha mais adeptos

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri

Uma nova moeda social ganha cada vez mais comerciantes nesta semana no Bairro Timbaúba, em Juazeiro do Norte, Região do Cariri, no Ceará. O Timba foi criado em junho deste ano e já é aceito em quatro estabelecimentos no bairro. A moeda social funciona como o Real, e é criada para ajudar no desenvolvimento de uma determinada região.
Quem desenvolve e empresta a nova moeda são bancos comunitário criados e registrados. O uso da moeda social funciona assim: uma pessoa vai até o banco comunitário, faz um cadastro e pede um empréstimo. Esse dinheiro é repassado para a pessoa na moeda social, que é aceita em estabelecimento comerciais no bairro. O dono do comércio vai ao banco comunitário e faz a troca da moeda pelo Real.
O Timba tem cédulas de T$ 0,50, T$ 1,00, T$ 2,00, T$ 5,00 e T$ 10,00. Para evitar falsificações, as moedas possuem uma faixa prateada com alto relevo. “Se tirar a faixa, danifica o dinheiro, se tirar uma fotocópia o alto relevo não aparece”, afirma Helena de Assis Souza, agente bancária do banco comunitário. Ela também garante que não há risco do comerciante perder dinheiro. “Todo o empréstimo feito pelo banco em Timba já existe a mesma quantia guardada no banco para pagar o comerciante quando vier trocar as notas”, diz Helena.
A nova moeda já ajudou Verônica Bezerra a expandir sua produção de rendas feitas em casa. “Antes eu fazia só sob encomenda e pra mim. Agora aumentei minha produção com o empréstimo que fiz”, diz Verônica.
Marcondes Portela é dono de uma padaria e também aceita o Timba. Desde que começou a receber a nova moeda, aumentou as vendas. “A moeda fica só no nosso bairro, ajuda bastante no desenvolvimento”, diz o empresário.
Moedas Sociais
As moedas sociais surgiram em 2000, no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. 11 anos depois, de acordo com o banco, já são mais de 51 moedas diferentes em todo o país. Só no Ceará, já são mais de 30 municípios usando moedas sociais.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares