160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Pib do Ceará cresce 8,43 por cento e bate média nacional

"O Produto Interno Bruto (PIB) - a preços de mercado do Ceará - cresceu 8,43 por cento, superando a média de crescimento do PIB brasileiro, de 6,7 por cento, confirmando uma tendência dos últimos anos. Na comparação da economia cearense e brasileira pelo Valor Adicionado a preços básicos, ou seja, sem a inclusão dos impostos, a taxa de crescimento do Ceará foi 7,58 por cento, maior que a do Brasil, 5,9 por cento. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG).

De acordo com o estudo realizado pelo IPECE, que tem como diretora Eveline Barbosa, o mesmo comportamento foi verificado na comparação do PIB cearense e brasileiro, no acumulado ao longo do ano de 2010, quando as taxas ficaram, respectivamente, em 8,67 por cento e 8,4 por cento. De acordo com a coordenadora das Contas Regionais do Ceará e também do estudo do PIB, Eloísa Bezerra, dentre os três setores pesquisados, a indústria cresceu 14,73 por cento no terceiro trimestre de 2010, acumulando ao longo do ano uma taxa de 12,02 por cento. Nos últimos quatro trimestres, a taxa foi de 9,04 por cento.

A Construção Civil cresceu 11,53 por cento no terceiro Trimestre/2010, responsável por grande parte da geração de emprego formal do Estado. Este segmento vem crescendo desde 2004 em função de medidas direcionadas ao setor de habitação, bem como pelas obras públicas, decorrentes de programas dos governos Federal e Estadual. A ampliação de crédito e salários com ganhos reais são, segundo Eloísa Bezerra, outros fatores que estão favorecendo a Construção Civil. Na geração de empregos formais a atividade já computou um saldo positivo, de janeiro a setembro deste ano, de 15.638 postos de trabalho.
A distribuição e produção de Energia, Gás, Água, Esgoto cresceu 17,72 por cento no terceiro Trimestre/2010, influenciada pelo aumento do consumo de energia elétrica e água, em todas as categorias (industrial, comercial, residencial e rural), seguindo o ritmo da economia cearense. Já a Indústria de Transformação, em recuperação desde novembro/2009, registrou no terceiro trimestre um crescimento de 15,66 por cento. O resultado é corroborado pela produção industrial pesquisada pelo IBGE (PIM-PF), que acumulou, no terceiro trimestre, um aumento de 11,5 por cento, influenciado pela produção de Alimentos e bebidas (20,1 por cento); Minerais não metálicos (10,8 por cento) e Calçados (7,9 por cento), para citar as principais."

Fonte: site do Ipece

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares