160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Auditoria do TCE em municipios do Cariri

A equipe de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) realizou visitas a 14 municípios, dentro do cronograma de execução de auditoria no setor de saneamento básico, no âmbito da ação de implantação de pequenos sistemas simplificados de abastecimento de água para comunidades rurais, que consiste em perfurar poço, instalar dessalinizador (caso necessário) e construir chafariz para fornecer água para o consumo humano.

A auditoria foi feita nos municípios de Amontada, Baixio, Catunda, Coreaú, Ibaretama, Independência, Ipaumirim, Jaguaribara, Madalena, Ocara, Palhano, Paramoti, Quixeramobim e Santa Quitéria. Os técnicos aplicaram a técnica de auditoria “entrevista estruturada” junto aos beneficiários e operadores dos sistemas. Nessa técnica, o entrevistador segue roteiro fixo e padronizado de perguntas, cuja ordem e redação permanecem invariáveis.

Relatório
A utilização de perguntas fechadas, isto é, com respostas-padrão pré-elaboradas, facilita o tratamento estatístico das informações coletadas. Também foi realizado o procedimento técnico “inspeção”, o qual possibilitou a constatação da existência física dos componentes do sistema (poço, motor, reservatório e dessalinizador), bem como a verificação do seu estado de conservação (vazamentos e fissuras).

Depois de coletados os dados, a equipe da AOP irá elaborar o relatório de auditoria, que é o instrumento formal e técnico por intermédio do qual se comunicam os objetivos e as questões de auditoria, a metodologia utilizada, os achados, as conclusões e a proposta de encaminhamento.
Fonte: Blog do Macário

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares