160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Cariri: Hora de Plantar

Clique para Ampliar

Agricultor recebe sementes, do projeto Hora de Plantar, das mãos do coordenador da agricultura familiar da SDA, Itamar Lemos, durante solenidade em Barbalha
FOTOS: ANTÔNIO VICELMO
4/12/2010
Hora de Plantar, projeto lançado ontem em Barbalha, beneficiará pequenos produtores cearenses com sementes
Barbalha. Com a entrega de seis pacotes de sementes, com 15 quilos cada, a três agricultores dos Municípios de Barbalha, Jardim e Missão Velha, foi lançado, ontem, no Cariri, o projeto Hora de Plantar, que consiste na distribuição de sementes selecionadas com os pequenos produtores do Ceará.

No Cariri, por exemplo, serão beneficiados 28.610 agricultores que receberão as sementes por um preço simbólico, 80% menor do que o preço de mercado. Na mesma oportunidade, os gerentes dos bancos do Nordeste e do Brasil assinaram créditos de custeios para o plantio e o cultivo das sementes.

A solenidade de lançamento do programa ocorreu no Parque de Eventos, em Barbalha, com a presença de 300 agricultores de 28 Municípios do Cariri que foram mobilizados pelos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o apoio das prefeituras municipais e sindicatos rurais. Marcada para as 9 horas, a solenidade só começou duas horas depois.


Foi com esta esperança que os agricultores receberam as sementes. O pequeno produtor Valdemar Francisco de Souza garantiu que o inverno começa no mês de dezembro. Para a agricultora Adelita Linda dos Santos, do Sítio Barro Vermelho, no Município de Barbalha, a entrega das sementes é tão importante quanto o inverno. "A gente tendo a semente dentro de casa está garantido o plantio. A chuva, Deus manda na hora certa", acredita.

Investimento
Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) distribuirá mais de 920 toneladas de sementes, das culturas de feijão (68.150kg), milho (33.650kg de variedade e 1.077.940kg do tipo híbrido), arroz sequeiro (28.600 kg), algodão (280kg), mamona (6.130kg), gergelim (260kg), girassol (920kg) e amendoim (55.340kg).



O presidente da Associação dos Produtores de Sementes, Bekman Viana, lembra que as sementes e mudas do "Hora de Plantar" são de elevado potencial genético. É a melhor semente do Brasil, afirma. "A semente produzida aqui tem 94,7% de potencial de germinação, enquanto a semente de Minas, de onde produtores daqui compravam, tem germinação de 84%. Temos potencial pela altitude, pelo solo e pelo fator clima. Além disso, a confiança no produto está aumentando", coloca.

Distribuição
Depois da entrega simbólica, cerca de 20 caminhões carregados de sementes foram deslocados para as 28 cidades do Cariri, onde ocorrerá a distribuição das sementes, sob a orientação da Ematerce. O gerente regional, Adonias Sobreira, diz que o plantio só deve ser feito quando o inverno começar, mesmo com indicativos da natureza e a esperança dos agricultores. Os técnicos do Estado anunciarão o momento certo para o plantio.

Enquete
Importância

"Vamos esperar que o inverno seja melhor do que o deste ano. O agricultor não suporta mais uma seca"
Valdemar Francisco de SouzaTrabalhador rural de Aurora

"Agente tendo a semente dentro de casa está garantido o plantio. A chuva, Deus manda no momento certo"
Adelita Linda dos Santos
Agricultora de Barbalha

"A distribuição é uma grande conquista dos trabalhadores, mas não atende nem a metade dos que precisam"
Francisco SérgioPres. do Sind. Trab. Rurais de Barbalha

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
(85) 3101.8000

http://www.sda.ce.gov.br

ANTÔNIO VICELMOREPÓRTER

Fonte: Diario do Nordeste

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares