Blog Archive

160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Missão Velha: chuvas causa caos na cidade

Antônio Vicelmo Foto: Antônio Vicelmo
Depois de 15 dias de estiagem e chuvas esparsas, voltou a chover forte no Cariri. A chuva de 141 milímetros que caiu no pé da serra Missão Velha inundou as partes baixas da cidade, interrompeu a estrada de Jamacaru. Cobriu plantios e interrompeu parcialmente o principal acesso para Crato, Juazeiro e Barbalha, a CE-293, entre Barbalha e Missão Velha. Ali, a enchente, que desce do pé da serra de Barbalha, passou por cima da rodovia, no sitio Brejinho, ao lado da Usina de Açúcar. A força das águas arrancou a lateral do asfalto. A tendência é interromper totalmente.

Ao lado da CE, um plantio de banana foi coberto pelas águas. A água se espalhou por todo o baixio. O mesmo aconteceu com outras lavouras localizadas nos baixios entre Barbalha e Missão Velha. Os proprietários dizem que o legume está perdido. "Além de queda, coice". O agricultor Fernando Arrais justifica o adágio popular, esclarecendo que a safra foi prejudicada pelo excesso de chuva nos meses de janeiro e fevereiro, sofreu com o verão no mês de março e agora volta a chover acima do normal.
O rio Coité, que passava ao lado de Missão Velha, transbordou e invadiu as partes baixas da cidade e alagou algumas casas. A enchente ficou a menos de 5 metros da calçada da prefeitura. A chuva começou à uma hora da madrugada, mas a água do rio só chegou à cidade no amanhecer do dia. Os moradores das casas localizadas depois da ponte tiveram tempo de retirar os móveis. Este problema é antigo. Quando chove forte na bacia do rio, a água invade as residências.

O distrito de Jamacaru está praticamente ilhado. A chuva abriu uma grande cratera de 8 metros de largura por 5 de profundidade, na estrada entre Missão Velha e o povoado. A enxurrada destruiu um bueiro e arrastou o asfalto e o aterro. Com a interrupção da rodovia, os moradores estão subindo e serra e descendo em Brejo Santo para chegar à Missão Velha. O desvio aumenta o percurso em cerca de 60 km.

Em Crato, onde o canal do rio Granjeiro, que passa por dentro da cidade, foi parcialmente destruído, no final de janeiro, a chuva de 75 mm voltou a causar danos. A ponte que dava acesso à Central de Abastecimentos foi danificada. Não Permite o acesso nem de pedestres. A erosão do canal está encostando na calçada dos prédios da Avenida José Alves de Figueiredo.

O governador Cid Gomes informou que, no próximo dia 9, será anunciado o nome da empresa que vai restaurar o canal. A solenidade será realizada, às 15 horas, na Universidade Regional do Cariri. Na oportunidade, será feito um pregão presencial para a contratação da empresa construtora. A população, principalmente, os moradores da Avenida José Alves de Figueiredo, por onde passa o canal, reclama da demora na aplicação da verba de R$ 4 milhões que foi liberada, há quase dois meses, pelo Ministério da Integração Nacional.

Na maioria dos Municípios do Cariri, choveu bem. De acordo com o boletim da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), as 10 maiores chuvas foram registradas em Missão Velha 141 mm: Juazeiro do Norte 75 mm; Porteiras 75; Crato 75 mm; Jati 42 mm; Abaiara 30 mm; Farias Brito 16 mm. Milagres 16 mm; Caririaçu 12 mm e Aurora 3 mm.

Tábua de Chuvas

Missão Velha 141.0
Brejo Santo 120.5
Juazeiro do Norte 75.0
Assaré 75.0
Crato 75.0
Porteiras 75.0
Pentecoste 56.8
Potengi 46.0
Jati 42.0
Maranguape 41.0
Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES

Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota
Telefone: (85) 3101.1088
http://www.funceme.br

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares