160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Encontro de Dilma com Barack Obama

Dilma Rousseff, vai se encontrar com o colega norte-americano, Barack Obama. A reunião acontecerá na Casa Branca, em Washington, em data ainda a se definir. Assessores de Obama confirmaram a visita do mandatário norte-americano ao Brasil no primeiro semestre de 2011.

O encontro de Dilma e Obama deve se dividir em duas etapas, que se estenderão por pouco mais de uma hora. Na primeira, ambos estarão com assessores brasileiros e norte-americanos. Depois, os líderes discutirão sozinhos. Os dois deverão tratar de temas que vão da crise cambial ao desenvolvimento sustentável. Os projetos do pré-sal também deverão entrar na agenda.

Assessores que preparam a reunião, em Washington, informaram ainda que preocupações dos empresários norte-americanos deverão ser abordadas por Dilma e Obama. Nos últimos meses, eles vêm perdendo espaço no Brasil para os chineses, que intensificaram investimentos no país. Já os canadenses têm sido mais beneficiados pelas exportações brasileiras. A perda de espaço no mercado nacional acende a luz de alerta para os empresários norte-americanos. Historicamente, os Estados Unidos ocuparam o topo na lista de investidores no Brasil.

PONTE
Foi Luiz Inácio Lula da Silva quem apresentou Dilma e Obama, na semana passada, durante a Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias mundiais), em Seul, na Coreia. Em Washington, a presidenta eleita terá oportunidade de conversar também com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, e mais um grupo de autoridades do governo nas áreas de segurança nacional, energia e meio ambiente.

A guerra cambial é uma preocupação do Brasil. O embate, tocado principalmente por EUA e China, leva nações a desvalorizarem artificialmente suas moedas para favorecer a indústria exportadora local. O efeito colateral é sentido principalmente por países emergentes, que exportam menos, por exemplo. Dilma também deverá tratar do estímulo ao uso de energia limpa e das ações de cooperação para os países pobres, em especial, o Haiti.
Fonte: Blog do Macário

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares