160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Bacias: integração

 Em cada região do Ceará tem poucas ou grandes reservas de água. Em qualquer uma delas há forte demanda seja para consumo humano direto ou para os setores da economia, notadamente o agrícola. O destino das águas cabe aos comitês de cada uma das dez bacias hidrográficas existentes. Mas esses organismos atenderão os interesses dos segmentos que lá estiverem representados. Os grandes desafios são a participação do maior número de setores e a gestão integrada das águas.

No Estado os colegiados dos comitês são compostos por representantes de instituições governamentais e não governamentais, distribuídos em quatro setores: usuários (correspondem a 30%), sociedade civil (30%), poder público municipal (20%), poder público estadual/federal (20%).

Previsão
O Ceará tem dez comitês, mas são 11 previstos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. O 11º contemplará as águas fronteiriças entre os Estados. Enquanto cabe aos comitês o trabalho consultivo e deliberativo, a Cogerh, como órgão subordinado à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), tem caráter executivo. "Os comitês são constituídos de voluntários, então participa quem quer, mas temos o dever de fazer o monitoramento dos recursos hídricos, prever os cenários e até apontar para os membros as estratégias de uso da água", explica o técnico em gestão de recursos hídricos do escritório regional da Cogerh em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, André Cunha. O compartilhamento das informações em cada bacia hidrográfica é essencial para o uso racional da água. Um exemplo aconteceu no Município de Guaiúba, que faz parte da bacia hidrográfica Metropolitana. Nas comunidades de Coassu e Água Verde estava ocorrendo desperdício de água na prática agrícola desordenada. A equipe do núcleo de gestão da bacia reuniu-se com a equipe técnica e os moradores. Por meio de ferramentas, como as Cartilhas de Educação Ambiental na Gestão das Águas, produzida pelo Comitê Metropolitano em parceria com a Gerência Metropolitana, a temática educação ambiental foi levada à comunidade, que agora se diz compromissada com o uso racional da água.

Abertura do Encob
A abertura será com um coquetel hoje à noite. Amanhã de manhã inicia cursos e oficinas de capacitação. A primeira conferência, às 14 horas, será sobre a gestão integrada dos recursos hídricos no Brasil e o modelo europeu. Serão apresentadas 11 experiências exitosas realizadas pelos comitês de bacias hidrográficas do Ceará.Continua na página 2

Participação"Quanto mais a sociedade participar, mais a gestão da água vai beneficiar aos que mais precisam"
João Lúcio
Diretor de planejamento da Cogerh

Previsão
11 comitês estão previstos no Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. O 11º contemplará as águas fronteiriças entre os Estados. Atualmente, o Ceará tem dez comitês
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares