160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Notícias policiais do Cariri 28/02

Demontier Tenório Foto: Normando Sóracles
O final de semana foi mais violento que o anterior na região do Cariri com um total de oito mortes motivos diversos ou duas a mais em relação ao outro fim de semana. Somente na sexta-feira, três corpos deram entrada no IML com mais um no sábado e o restante no dia de ontem. Barbalha e Santana do Cariri lideraram o ranking das mortes com duas cada e o restante de Caririaçu, Campos Sales, Lavras da Mangabeira e Nova Olinda. De acordo com levantamento feito pelo Site Miséria, foram três homicídios, duas mortes por quedas, além de um suicídio, afogamento e acidente de trânsito.

O primeiro a chegar foi de Francisco Almeida de Alencar, de 79 anos, que morreu em conseqüência de uma queda em Barbalha. Ainda naquela noite, outras duas pessoas morreram naquela cidade, sendo José Everaldo da Silva, de 35 anos, que praticou o suicídio por meio de enforcamento e José Ione de Souza, de 28 anos, que morava na Vila Santo de Barbalha. Este foi alvejado com três tiros de revólver na cabeça e no pescoço por volta das 21h30min de sexta no cruzamento das ruas T22 e Zuca Sampaio (Bairro Bela Vista)

No sábado, Antonia Gonçalves da Silva, de 50 anos, morreu afogada em um açude no município de Nova Olinda. No Domingo, chegaram os corpos de João Matias da Silva, de 74 anos, que morreu em Santana do Cariri após cair de um cavalo e Francisco Erasmo Freire Batista, de 42 anos, o qual morreu em acidente de trânsito naquela mesma cidade. Já o aposentado José França Crispim, de 74 anos, foi morto a golpes de faca no abdômen desfechado por um doente mental em Lavras da Mangabeira.

O último corpo a chegar veio de Campos Sales, onde o agricultor Antonio Nivaldo Andrade, de 42 anos, que residia na Rua dos Cariris, 39 Cohab Santa Clara (Bairro Guarani) foi morto com uma facada no tórax por volta das 19h30min deste domingo. O autor do crime foi o comerciante José Ricardo da Silva, de 24 anos, dono de um bar, que mora na Rua dos Guararapes, 33 daquele bairro. A vítima ainda foi socorrida para o hospital local, mas faleceu. A polícia fechou o cerco com ajuda de populares informando o paradeiro de Ricardo e conseguiu prendê-lo na Rua Júlio Norões no centro de Campos Sales. O motivo teria sido uma discussão entre o comerciante e um filho de Nivaldo Andrade.
fonte: Miséria

Seguir leyendo...

Últimas Notícias do Carnaval 2011

G1
A Unidos da Tijuca foi a última escola a fazer um ensaio técnico na Marques de Sapucaí, no Centro do Rio, no domingo (27) antes do carnaval. Depois do desfile, foliões invadiram a Avenida e seguiram o Cordão da Bola Preta ao som de suas marchinhas.
Tudo ainda é guardado a sete chaves, mas a promessa é de mais um desfile surpreendente.
“Todos acham que vem muito medo por aí, mas vem muita alegria. Vai ser um desfile divertido, a gente tem aquela essência do brasileiro de fazer chacota com tudo. Este ano a gente tá fazendo chacota com a morte. A gente vai dar uma volta na morte aqui e rir muito dela”, disse o carnavalesco Paulo Barros.
Luisa Brunet foi vestida de anjo
As primeiras a desfilar no fim de semana foram Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor. As duas escolas do Grupo Especial atraíram uma multidão na noite de sábado (26). O tempo ajudou e as agremiações aproveitaram o sistema de som em todo o Sambódromo para treinar o samba e as coreografias. O público aprovou.
A bateria da Imperatriz Leopoldinense roubou a cena. Mestre Marcondes e seus ritmistas treinaram com a rainha de bateria Luisa Brunet, que usou uma fantasia prateada e asas de anjo. A agremiação promete fazer uma viagem pelo tempo e passear pela história da medicina. As paradinhas e coreografias preparadas pelos ritmistas deixaram o setor 1 com água na boca.

Homenagem ao Rei
Logo após a Imperatriz, foi a vez da Beija-Flor mostrar um pouco do que está preparando para o carnaval deste ano. Terceira colocada no carnaval de 2010, a Beija-Flor promete emocionar o público com uma homenagem ao cantor Roberto Carlos. Logo na primeira alegoria, componentes com defumadores abriram o caminho para a escola de Nilópolis.

A rainha de bateria Raíssa Oliveira esbanjou simpatia e usou um colar com as iniciais do Rei. Como no último ensaio, as baianas levaram rosas vermelhas para a Avenida. Outros componentes da azul e branca de Nilópolis também distribuíram rosas. A Beija-Flor de Nilópolis mostrou que o samba-enredo está na ponta da língua dos seus componentes.

Calhambeques, lambretas e imagens religiosas estarão nos oito carros que a comunidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai levar para a Sapucaí. Num enredo cheio de romantismo e sincretismo, a agremiação quer emocionar até quem não é súdito do Rei. A Beija-Flor será a última escola a desfilar no segundo dia. A comissão de carnaval é formada por Victor Santos, Alexandre Lousada, Fran-Sérgio, Laíla e Ubiratan Silva.

Seguir leyendo...

Mãe se acorrenta em banco para conseguir vagas na escola para seu filho

Na busca por uma vaga para o filho em uma escola perto de casa, uma moradora de São José dos Campos, a 99 km de São Paulo, decidiu chamara a atenção se acorrentando a um banco da escola. Ela diz que espera por uma vaga no local para o filho há quatro anos.
Raquel de Almeida tem um filho de 11 anos, que estuda em uma escola que fica a pelo menos 6 km de sua casa. Ela diz que, por causa de um problema neurológico, ele não pode andar de ônibus sozinho. “Ele tem um atraso de aprendizagem, ainda não conhece dinheiro muito bem, se perde no meio das pessoas. Ele não sabe ir à escola sozinho”, explica Raquel.
Até o ano passado ela pagava uma van para levar o filho à escola. “Estou desempregada, meu marido também, ele faz bico, o que a gente ganha só da para comer. Não tenho como pagar R$ 100 para uma van”, contou.
Esse ano, o filho de Raquel ficou em 32° lugar na lista de espera por uma transferência para a Escola Municipal Ruth Nunes, no bairro onde a família mora. Desde o início do ano vários alunos foram chamados; ainda são 12 na frente dele.
fonte: G1

Seguir leyendo...

Barbalha - CE têm trânsito mais violento do País


Matéria Estadão
LISANDRA PARAGUASSU, LÍGIA FORMENTI E RAFAEL MORAES - Agência Estado
Não foi apenas pela quantidade de homicídios que o Nordeste ganhou um perfil mais violento. Segundo o Mapa da Violência/2011, divulgado hoje pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça, as duas cidades com o trânsito mais violento do país, proporcionalmente, são Acaraú (com 10 mil habitantes) e Barbalha (52 mil habitantes).
Barbalha tem o trânsito mais violento na população em geral. Em 2008, a cidade registrou 109 mortes, o que dá uma taxa de 207,6 mortes por 100 mil habitantes. Já Acaraú é a mais violenta para os jovens, com uma taxa de 280,3 mortes por 100 mil habitantes.
Dos cinco Estados em que o número de mortes no trânsito em geral (população jovem e não jovem) aumentou mais de 100%, quatro estão no Nordeste: Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. O quinto é o Tocantins. Entre os jovens, o Nordeste concentra cinco dos seis Estados com mais mortes. Além dos quatro já citados, a Bahia também está entre os que a morte de jovens cresceu mais de 100%.
A taxa de óbitos por acidentes de transporte (entre população jovem e não jovem) sofreu redução de 10,9% nas capitais do país. Mas a taxa de óbitos entre jovens nas capitais cresceu 4,3%. O maior risco de morte ocorre na faixa etária de 20 anos: 34,6 por 100 mil em 2008.

Seguir leyendo...

Técnicos do Banco Mundial visitam o Cariri

O objetivo é promover um encontro com vistas à recuperação ambiental e urbanização das localidades afetadas pelas chuvas do mês passado.
Por: Roberta Farias
Técnicos do Banco Mundial de Desenvolvimento (BID) visitam a região do Cariri a partir desta segunda-feira (21) com prosseguimento até o próximo dia 25. O objetivo é promover um encontro com vistas à recuperação ambiental e urbanização das localidades afetadas pelas chuvas do mês passado.
Para hoje, o encontro contará com a apresentação do projeto até o processo de licitação. No próximo dia 23,  haverá visitas aos lixões das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu e Barbalha.
Fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Luta para Criação do Estado do Cariri

Na Assembleia Nacional Constituinte de 1987, o Deputado Federal cearense Furtado Leite apresentou emenda à Comissão de Organização do Estado propondo a criação do Estado do Cariri, “com desmembramento da área do Estado do Ceará abrangida pelos Municípios de Iguatu, Solonópole, Carius, Jucás, Saboeiro, Aiuaba, Antonina do Norte, Campos Sales, Assaré, Altaneira, Potengi, Araripe, Nova Olinda, Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Grangeiro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cedro, Icó, Umari, Baixio, Ipaumirim, Aurora, Barro, Missão Velha, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Jati, Porteiras, Penaforte, Jardim, Barbalha, Santana do Cariri, Parambu, Catarina, Acopiara, Orós e Tauá (…)”¹.
Em verdade, podemos afirmar que tal propositura tem sólido amparo no potencial histórico, cultural e econômico da região. “Já em 16 de agosto de 1839 o Senador José Martiniano de Alencar entrou com pedido de criação do Estado do Cariri, no Senado do Império (…). Depois, o Deputado Estadual Wilson Roriz, em 1957, entrou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará com um projeto pedindo a autorização de um plebiscito sobre a criação do Estado do Cariri, tendo sido rejeitado.”²
O Ceará é um estado que, na prática do poder central, caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri na desatenção a suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação política de suas lideranças.
Começamos, então, ou melhor dizendo, recomeçamos a gloriosa luta em defesa da cirçao do Estado do Cariri. Pretendemos congregar o povo, seus historiadores, estudiosos da geopolítca e antropologia, sociólogos, artistas de todas as linguagens, intelectuais, mestres da tradição popular, repórteres, radialistas, jornalistas, religiosos de todas as crenças, políticos das diversas correntes ideológicas. Necessitamos conquistar a independência, no sentido de libertar o Sul do Estado “da escravidão tributária”³ e promover o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico.
Para divulgar a luta foi criado o blogue ESTADO DO CARIRI (http://estadodocariricearense.blogspot.com/) que terá a missão de articular e documentar opiniões e ações que convirjam e contribuam com o glorioso ideal separatista. Não se trata de uma luta do sertão contra o mar, mas do desejo de ver distribuídas e respeitadas as condições de existência digna, liberdade e justiça social. A separação é a única alternativa restante à salvação do Cariri! Por isso, desde agora alertamos a população caririesne para priorizar a eleição de representantes comunitários e sindicais, líderes de clubes de serviço, vereadores, prefeitos, deputados, senadores… que tenham compromisso em atuar nas fileiras que defendem a urgente criação do ESTADO DO CARIRI.
Estamos articulando o ATO EM DEFESA DO ESTADO DO CARIRI, a ser realizado no dia 3 de maio, aniversário da Proclamação da República no Cariri (ocorrida no Crato em 1817), que terá a participação de todas as cidades envolvidas na luta dos dias de hoje. O local, horário e modo de operação serão previamente divulgados. Os interessados em contribuir positivamente na discussão podem inicialmente enviar mensagem para o endereço eletrônico do professor e dramaturgo cratense Cacá Araújo (cacaraujo66@yahoo.com.br), e, posteriormente, integrar grupo de discussão virtual e de autores do nosso “blog”.

Por: Wilson Rodrigues/JOTALOPES

Seguir leyendo...

CBF reconhece título do Flamengo de 87

G1
O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.
Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.
- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão  respaldada legalmente.
- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.

time do Flamengo de 1987 posado (Foto: Reprodução) 
Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico e
Zinho.  Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)

Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.
Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.
- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 -afirmou.
Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.
- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.
Longa batalha política
Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou  uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade".  No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Juvenal Juvêncio, presidente São Paulo, entre Rogério Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM) 
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti receberam a Taça das Bolinhas na última segunda como primeiros
a conquistar cinco vezes o Brasileiro (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
 

Seguir leyendo...

Tiros dentro da Câmara de Canindé

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (18), uma tentativa de homicídio dentro da Câmara Municipal de Canindé, no Sertão Central cearense.

De acordo com as primeiras informações, um policial e ex-vereador da cidade efetuou disparos contra Antônio Carlos Lira, durante a sessão na Câmara.

A vítima foi socorrida e o estado de saúde dela ainda não foi divulgado.

Fonte: Quixelô Notícia

Seguir leyendo...

Funceme: Previsão das Chuvas 2011

Açude Orós, no Centro-Sul, está entre os reservatórios que já apresentam renovação hídrica


Iguatu. A Fundação Nacional de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, amanhã, atualização de prognóstico da estação chuvosa para os próximos três meses. As condições meteorológicas atuais indicam tendência de chuva acima da média histórica para o período, conforme previsão inicial. No campo, alheios aos cálculos de probabilidade, os produtores rurais mantêm a expectativa de um bom inverno.

A segunda análise da Funceme acerca da quadra invernosa será feita em reunião com a participação de meteorologistas da região Nordeste, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmep), que será realizada por todo o dia de hoje, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em janeiro passado, em todas as regiões do Ceará, as precipitações ficaram acima da média histórica, mas na primeira quinzena deste mês ocorreu o inverso para a maioria do Estado. A exceção foram as regiões do Cariri e Litoral de Fortaleza que mantiveram a pluviometria elevada.

A meteorologista da Funceme, Priscila Lima, explicou que na reunião técnica a ser realizada hoje, em Natal, haverá um consenso com base na análise de vários indicadores climáticos sobre a previsão para os meses de março, abril e maio. “As condições são favoráveis para que a quadra invernosa deste ano fique acima da média. Não podemos adiantar a atualização de prognóstico, mas, no momento, os dados indicam um cenário muito positivo”, disse.

No encontro, um dos indicadores a serem analisados é a temperatura do Oceano Atlântico, na faixa Equatorial e nas regiões Sul e Norte. O Oceano Atlântico Sul mais aquecido favorece a ocorrência de precipitações no Nordeste. “Vamos verificar esses dados para uma definição mais exata”, frisou Priscila Lima.

No Oceano Pacífico verifica-se a ocorrência do efeito La Niña, que é favorável para elevada pluviometria no Ceará. O efeito La Niña é oposto ao El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico próximo à Linha do Equador, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino.

A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Portanto, a ocorrência deste último verifica-se um esfriamento das águas do Pacífico.

As chuvas verificadas em janeiro passado e nas duas primeiras semanas deste mês foram favoráveis para a recarga de vários açudes no Interior do Ceará. De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dois reservatórios estão sangrando: Tijuquinha, no Município de Baturité, localizado na Bacia Metropolitana, e Pau Preto, em Potengi, no Cariri, na Bacia do Alto Jaguaribe. A Cogerh faz o gerenciamento de 134 açudes em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

Outros seis encontram-se com volume superior a 90%: Açude Prazeres em Barro, com 98,90% (o mais próximo da sangria); Quixeramobim (Quixeramobim), 94,13%; São Pedro Timbaúba (Miraíma), 93,97%; Acaraú Mirim (Massapê) 93,65%; Gavião (Pacatuba), 91,37%; e Rosário, em Lavras da Mangabeira, 90,61%. O volume total de acúmulo em todo o Estado está em 60,84%.


Fonte: Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Viagem de Cid, Heitor pede explicações


O deputado Heitor Férrer (PDT) destacou ontem, na Assembleia Legislativa, nota da revista Veja,que informa que o governador Cid Gomes (PSB) teria viajado ao exterior no jato do dono da empresa Grendene. A coluna “Holofote” da Veja, desta semana, diz que o empresário Alexandre Grandene emprestou um jato Falcon 7X a Cid, para que ele e sua família aproveitassem férias nos Estados Unidos e no Caribe entre os dias 20 e 27 do mês passado. Em 2009, os benefícios fiscais dados pelo governo à Grendene, fabricante de calçados, foram renovados por mais 15 anos. A revista informa ainda que a empresa doou R$ 1,2 milhão à campanha de reeleição de Cid.

“Isso é constrangedor para o Ceará, é constrangedor para a base do governo, que terá que defender isto. É crime de improbidade o agente público receber presentes ou cortesias de quem tem negócios com o Estado”, disse Férrer, citando a Constituição. O pedetista apresentou requerimento solicitando explicações do governador sobre a denúncia, também veiculada pelo jornal O Globo. “Se as notícias não são verídicas, que o governador processe os veículos”.

Para Férrer, falta a Cid “uma assessoria mais vigilante”, que previna o governador de infringir a Carta Magna. “A legislação é muito clara. Ela proíbe que o governante receba qualquer cortesia que possa redundar em recompensa a quem prestou a cortesia”.

DEFESA
Os apartes ao pronunciamento de Férrer foram todos em defesa dos Ferreira Gomes, os quais, segundo Ely Aguiar (PSDC), são perseguidos pela Veja. “Eu ainda não vi uma notícia da Veja elogiando o Ceará ou o governo. Me parece que esta revista tem alguma coisa contra o Cid e o Ciro. Como o Ciro está fora da política, a revista está direcionando a metralhadora para o Governo do Estado”.

Carlomano Marques (PMDB) disse que “você pode colocar na conta dos Ferreira Gomes qualquer coisa, menos conluio, menos apadrinhamento, menos corrupção”. Para Roberto Mesquita (PV), “o talento e a inteligência da família Ferreira Gomes” está incomodando a imprensa sulista. O líder do governo, Antônio Carlos (PT), seguiu na trilha. “Nem sempre uma notícia traz no seu âmago um interesse nobre de esclarecimento. Esta revista é processada pelo governador por causa de outras acusações sem provas e sem consistência”, disse o petista.


O que diz a lei
Art. 9º da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8429/92):
Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1o desta Lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público.
Fonte: blog do macário

Seguir leyendo...

Matéria do Globo Rural: Pindoretama rapadura em engenhos vira atração turística

Do Globo Rural
 
Boa parte da safra de cana-de-açúcar nordestina se transforma em rapadura nos engenhos. No Ceará, a atividade atrai milhares de turistas, interessados em saber como funciona esse processo.
No engenho de cana-de-açúcar, que fica em Pindoretama, um município a 40 quilômetros de Fortaleza, os turistas conferem a fabricação da rapadura. A cana é moída e levada ao fogo. Quando atinge o ponto certo, o mel vai para outra caldeira durante 45 minutos, dependendo da fornalha. Depois, basta colocar o doce na forma e deixar esfriar.
Durante o passeio, os guias contam um pouco da história da rapadura. “É um patrimônio cultural cearense e brasileiro”, explicou o vendedor Júlio César Faustino.
Depois de conhecer o engenho, os turistas levam a rapadura para casa. Assim, o sabor típico nordestino acaba seguindo viagem de carona pelo Brasil.
No engenho, que fica na beira da estrada, são mil rapaduras produzidas por dia. “Inicialmente, o turista nos procurou. Então, a gente fez toda a estrutura para atender o cliente mais exigente e suprir a curiosidade de conhecer a produção de rapadura. Por dia, uma média de 500 pessoas visitam o engenho”, esclareceu Victor Costa, dono do engenho.

Seguir leyendo...

Ministério Público: falta policiais civis no interior do Ceará

Por: Márcio Dornelles
Cerca de 1.800 inquéritos policiais, instaurados antes de 31 de dezembro de 2007, ainda estão abertos. A partir da preocupação do Ministério Público Estadual, promotores, autoridades da Segurança Pública do Ceará e da Justiça reuniram-se na última sexta-feira (11), na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). A proposta foi debater o tema e buscar soluções, principalmente para um dos principais calos da Segurança do Estado: a carência de policiais civis.
O promotor André Karbage, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Juri e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim) do Ministério Público, lembrou as palavras do ex-secretário de Segurança, Roberto Monteiro, quando dizia que a "Polícia Civil está falida". A citação foi apenas um gancho para explicar os muitos inquéritos sem conclusão.
Karbage destacou a falta de concursos para novos escrivães, delegados e, principalmente, inspetores, responsáveis pelos investigações. "Essas novas delegacias que estão sendo inauguradas pelo governo do Estado, são 50, prometidas na primeira campanha do governador Cid Gomes, (estão) sem um inspetor. Você tem um prédio novo, bonito, e você desloca para lá um delegado e um escrivão. Nós não temos um inspetor nessas delegacias. Nâo tem uma pessoa que faça efetivamente a investigação", disse.
Como resultado do encontro, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra, afirmou que 3.000 policiais militares devem ser contratados em breve. O reforço de mais 1.000 policiais civis também está sendo estudado.
fonte: Ceará Agora

Seguir leyendo...

Obras de transposição do São Francisco: fuincionários são demitidos

Da redação Foto: DIVULGAÇÃO
A empresa responsável pelas obras do lote 7, do eixo norte do canal de integração do Velho Chico, no município de São José de Piranhas, demitiu neste mês de fevereiro aproximadamente 50 trabalhadores das três unidades que compõem o Consórcio Construtor Águas do São Francisco. O grupo é formado pela SA Paulista, Serveng e Carioca.

A medida, segundo a empresa, é resultado da morosidade do Governo Federal em resolver problemas de indenizações, além de efeitos climáticos como as chuvas que acabam afetando a disponibilidade das frentes de serviço.
Cerca de 350 funcionários trabalhavam no consócio até duas semanas atrás, mas devido a exoneração a organização continua mantendo pelo menos 300 empregos no município de São José de Piranhas.

O Consórcio Construtor Águas do São Francisco atua na construção do canal e das barragens no referido trecho da transposição. No Caso da perfuração do Túnel Cuncas I, que também fica no município, a responsabilidade já pertence a outra empresa.
Fonte: Miséria

Seguir leyendo...

Entenda: A CRISE NO EGITO

Do G1, em São Paulo

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, renunciou nesta sexta-feira (11), deixando o controle do país para um conselho militar, anunciou o vice-presidente na TV.
Entenda os possíveis próximos passos da transição no país:
Como será a transição?Até às 15h20, horário de Brasília, desta sexta-feira, ainda não havia detalhes oficiais sobre como ocorrerá a transferência. O Exército anunciaria ainda nesta sexta um comunicado detalhando a transição.
Quem fica no poder até lá?
Um conselho militar foi apontado pelo vice-presidente, Omar Suleiman, para controlar o país. Segundo fontes militares, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, deve ser o chefe do Alto Conselho Militar que tomaria o controle do país.
O conselho iria derrubar o gabinete de ministros de Mubarak, fechar as duas casas do Parlamento e governar diretamente com a Corte Constitucional, segundo a TV Al Arabiya. A TV acrescentou que o Conselho Militar vai administrar o país com o chefe da Suprema Corte Constitucional.
Na manhã desta sexta, o Exército havia divulgado um comunicado deixando claro que os militares queriam que a população encerrasse os protestos de rua e voltasse para casa. No comunicado, que foi interpretado como uma demonstração de apoio a Mubarak, o Exército também havia dito  que não iria perseguir os "honrados cidadãos que rechaçaram a corrupção e pediram as reformas".
Haverá eleição em setembro?
Uma eleição livre e democrática está prometida para setembro. Nos últimos dias, Murabak se comprometeu por duas vezes, em pronunciamentos na TV, a apoiar a eleição e a não ser candidato.

Quem pode participar da eleição?
Ainda não há informações concretas sobre possíveis candidatos. Uma das principais vozes da oposição ao regime de Mubarak é Mohamed ElBaradei, que integrou os protestos em curso no país e se colocou a disposição para liderar uma possível transição do atual governo. O grupo Irmandade Muçulmana também é cotado para concorrer a uma vaga no novo governo do país, apesar de já terem se pronunciado afirmando que não planejam lançar candidato.

Seguir leyendo...

São Paulo: Salário Mínimo de R$ 600

Gustavo Uribe, da Agência Estado
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira, 9, as três novas faixas do piso salarial paulista. Os valores haviam sido antecipados, durante a manhã, pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, David, Zaia: R$ 600, R$ 610 e R$ 620. As atuais faixas do piso paulista são R$ 560, R$ 570 e R$ 580, dependendo da ocupação do trabalhador. O governador informou que o reajuste beneficiará 1,4 milhão de trabalhadores da iniciativa privada e destacou que o aumento não tem impacto nas contas públicas estaduais. Alckmin anunciou ainda reajuste do Piso Salarial do Estado de São Paulo, concedido a servidores públicos, ativos e inativos, e pensionistas, que subiu de R$ 590 para R$ 630, o que trará um impacto de R$ 21,6 milhões ao ano para os cofres públicos, beneficiando 33 mil servidores.
O novo do piso regional paulista representa um reajuste de 7,14% para a primeira faixa e de 7,02% para a segunda faixa e 6,90% para a terceira. Os porcentuais são superiores à inflação acumulada de 2010, que foi de 6,47% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em janeiro, Alckmin havia garantido que o mínimo paulista seria superior à inflação do ano passado. O governador não acatou proposta das centrais sindicais que reivindicavam um reajuste de 8,04%, que elevaria a primeira faixa do piso para R$ 605. O governador paulista justificou a decisão de não acatar o pedido pelo pouco tempo que teve para discutir o tema. "Nós iniciamos as discussões há apenas 30 dias. Então, houve pouco tempo para aprofundar o debate."
Alckmin fez o anúncio no Palácio dos Bandeirantes acompanhado apenas do secretário Zaia, explicando que enviará o projeto de lei com o reajuste à Assembleia Legislativa nos próximos dias. "Provavelmente, em regime de urgência", disse. O governador prometeu que, em 2011, irá antecipar a data de correção do piso regional em 30 dias, passando para 1º de março. Mais cedo, Zaia garantiu que até 2014 o debate sobre o piso regional será antecipado para janeiro.
Fonte: Estadão

Seguir leyendo...

Gerente de banco é baliado na Bahia

TIAGO DÉCIMO - Agência Estado
Um assalto na agência do Banco do Brasil (BB) do município de Presidente Tancredo Neves (BA)terminou com o gerente do estabelecimento baleado na manhã de hoje. Ferido no pé, o homem, que havia sido feito refém pelos criminosos e não teve a identidade revelada pela polícia, não corre risco de morrer.
Dez assaltantes, em três veículos, participaram do crime. O roubo durou cerca de meia hora, a partir da abertura da agência, às 10 horas. O gerente e um funcionário do banco foram levados como reféns e liberados na saída do município. Um dos carros usados pelos criminosos foi incendiado no principal acesso ao centro da cidade, para bloquear o trânsito. A polícia tenta localizar a quadrilha. A quantia roubada não foi revelada pelo BB.
A ação de hoje foi a terceira do gênero esta semana na Bahia - as agências do BB de Formosa do Rio Preto e Macarani foram assaltadas ontem, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Em todas, agências de municípios pequenos, com pouco efetivo policial e rotas de fuga fáceis, foram atacadas por grupos de oito a 12 homens, divididos em três carros - pelo menos um de modelo picape. Também em comum nos assaltos, o disparo de tiros, para intimidar possíveis reações, e a fuga com reféns, que são liberados depois que as quadrilhas deixam as cidades. O gerente do BB foi o primeiro ferido nas ações criminosas do gênero este ano.
Fonte: Estadão

Seguir leyendo...

Ipaumirim - CE agricultor morto a pauladas

Um agricultor de 18 e outro de 62 anos de idade tombaram mortos a golpes de pau de ontem para hoje nos municípios de Cedro e Ipaumirim. No primeiro caso uma discussão banal após bebedeira e no outro um provável crime de latrocínio. O corpo do aposentado Valdemir da Silva Duarte, de 62 anos, que morava sozinho no Sitio Bananeira na zona rural de Ipaumirim, foi encontrado sem vida pela madrugada por um vizinho dele. Estava inerte no terreiro de casa e apresentava lesões a pauladas.

Valdemir mantinha o relógio no pulso e a carteira ao lado, mas há suspeitas de que o autor do homicídio tenha levado algum dinheiro que o mesmo tivesse guardado em sua residência. Outra tese que aponta para a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte) é a informação de familiares desconhecendo atritos do mesmo e, pelo contrário, citando que o aposentado era uma pessoa querida na localidade. O colaborador do Site Miséria em Ipaumirim, José Adail Trigueiro Júnior, acrescentou que o pedaço de pau usado no crime foi encontrado pela polícia há alguns metros e sujo de sangue.

Seguir leyendo...

Carnaval de Aracati 2011 poderá não acontecer

Foto: Cid Barbosa

Tantos problemas em uma cidade que tem influência regional e além disso, é vendida internacionalmente como paraíso turístico, desmascaram o caos em Aracati.

Não bastassem a crise na saúde, as fraudes no serviço de limpeza urbana, as falésias desabando e a ponte até hoje não concluída causando transtorno entre dois Estados, o carnaval de Aracati, maior do litoral, está ameaçado.

O motivo: possivelmente todos os mencionados acima. O problema: não há previsão de quando haverá solução. Enquanto isso, R$ 2,2 milhões, destinados ao Carnaval, podem acabar decididos na Justiça.

De um lado, a Prefeitura Municipal alega que o carnaval de Aracati está ameaçado pela não conclusão das obras na Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe, na BR-304. Todos os veículos que vão e vêm só transitam por uma faixa, gerando engarrafamentos quilométricos e que, na volta do feriado do Réveillon, gerou mais de duas horas de espera para atravessar a ponte.

Por duas vezes seguidas, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) deu prazos para resolver ao menos a liberação de mais uma faixa. Até hoje nada cumprido, e se persistir até o carnaval, o transtorno será inevitável.

Por outro lado, uma série de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Estado colocam em xeque quão prioritária é a destinação de R$ 2,2 milhões previstos no orçamento de 2011 para a realização do Carnaval de Aracati.

Nos últimos meses, a Prefeitura tem sido alvo de investigações e denúncias comprovadas pelo Ministério Público. A maior delas denunciou o caos na saúde e no Hospital Regional Eduardo Dias. "Faltam equipamentos, funcionários e até mesmo dezenas de partes de corpo humano apodrecendo em formol à espera por exames de biópsia", apontou em documento.

Investigação
E a Prefeitura ainda fez cerimônia de inauguração, em março do ano passado, da nova emergência do referido hospital público. O problema é que o espaço está desativado até hoje. Foi uma inauguração de paredes. Com mais de um ano de investigação e muitos documentos e depoimentos das próprias equipes médicas contratadas para prestar o serviço de saúde, o Ministério Público encaminhou o material à Justiça.

Os promotores Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso pediram, dentre outras coisas, que a Prefeitura de Aracati esteja proibida de gastar dinheiro com propagandas e festas (incluindo o carnaval) até que os principais problemas da saúde sejam sanados na cidade.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura apresentou o Orçamento 2011, no qual prevê o gasto de R$ 2,2 milhões para o carnaval de Aracati.

Tradicionalmente, essa festa momina é apontada como a maior do Estado, sendo as praias de Aracati - notadamente Canoa Quebrada e Majorlândia - um dos principais destinos do folião no litoral. O Ministério Público entrou, em janeiro, com mais uma ação para que esse dinheiro seja usado na recuperação do Hospital Regional Eduardo Dias.

A Ponte JK, sobre o Rio Jaguaribe, depois de duas décadas à espera de reforma, finalmente tinha saído do papel em 2009, mas as obras (uma nova ponte ao lado ficou quase pronta) sofreram paralisação e depois retomadas em ritmo lento desde que a Polícia Federal prendeu, em 2010, a antiga cúpula do órgão federal que estaria envolvida em ações fraudulentas com o dinheiro da obra - a reconstrução e reforma da ponte está orçada em R$ 29 milhões. "São muitos os problemas em Aracati, e pedimos o bom senso", afirmou o promotor.

O secretário de Infraestrutura de Aracati, José Gonçalves Filho, afirma que o carnaval está ameaçado "se não for tomada providências contra esse problema de trânsito na ponte".

Mais uma vez o prefeito, Expedito Ferreira, não atendeu a solicitação da reportagem para responder aos questionamentos. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit) alega mais uma vez que está fazendo reparos na antiga ponte para que só haja liberação de uma nova faixa com segurança para os motoristas. O carnaval começa daqui a um mês.

ORÇAMENTO

2,2 milhões de reais é o valor programado no orçamento de Aracati para o Carnaval deste ano. No entanto, a aplicação é questionada pelo Ministério Público diante do caos na saúde da cidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Seguir leyendo...

Fifa testa sistemas para detectar gols

Dez sistemas de tecnologia para detectar gols serão testados neste mês e os resultados serão apresentados ao órgão que regulamenta as regras do futebol durante reunião em março, disse a Fifa nesta sexta-feira.

A International Board (Ifab) também será informada sobre a experiência com cinco árbitros em sua reunião geral anual que será realizada no dia 5 de março, e a possibilidade de usar este sistema na Eurocopa 2012.

A Ifab concordou em reabrir o debate sobre o uso de tecnologia na linha de meta após a Copa do Mundo da África do Sul ¿ a ideia tinha sido descartada no início do ano passado.

A Fifa disse que os sistemas propostos serão testados na semana que vem pelo instituto Empa, com sede em Zurique.

A Ifab também considerará sete mudanças relativamente menores às regras, entre elas a cor das meias dos jogadores e outra para esclarecer como o árbitro deve agir em caso de haver um animal em campo.

Fonte: Reuters

Seguir leyendo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares