160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Matéria do Globo Rural: Pindoretama rapadura em engenhos vira atração turística

Do Globo Rural
 
Boa parte da safra de cana-de-açúcar nordestina se transforma em rapadura nos engenhos. No Ceará, a atividade atrai milhares de turistas, interessados em saber como funciona esse processo.
No engenho de cana-de-açúcar, que fica em Pindoretama, um município a 40 quilômetros de Fortaleza, os turistas conferem a fabricação da rapadura. A cana é moída e levada ao fogo. Quando atinge o ponto certo, o mel vai para outra caldeira durante 45 minutos, dependendo da fornalha. Depois, basta colocar o doce na forma e deixar esfriar.
Durante o passeio, os guias contam um pouco da história da rapadura. “É um patrimônio cultural cearense e brasileiro”, explicou o vendedor Júlio César Faustino.
Depois de conhecer o engenho, os turistas levam a rapadura para casa. Assim, o sabor típico nordestino acaba seguindo viagem de carona pelo Brasil.
No engenho, que fica na beira da estrada, são mil rapaduras produzidas por dia. “Inicialmente, o turista nos procurou. Então, a gente fez toda a estrutura para atender o cliente mais exigente e suprir a curiosidade de conhecer a produção de rapadura. Por dia, uma média de 500 pessoas visitam o engenho”, esclareceu Victor Costa, dono do engenho.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares