160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Operação pipa no Cariri

Repasse de verba por meio do Ministério da Integração Nacional possibilita a retomada da Operação Pipa no Estado
Juazeiro do Norte. O Exército retomou a distribuição de água pela Operação Pipa em 73 municípios cearenses, localizados nas regiões de Inhamuns, Cariri, Centro-Sul, Sertão Central e Litoral Leste. Até ontem, a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado somava 16 cidades que decretaram situação de emergência, e aguardam homologação do Governo do Estado, para encaminhamento do Ministério da Integração Nacional.

Continua sendo realizada avaliação técnica pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) do documento encaminhado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Defesa Civil, no início de junho, para decretação de situação de emergência, por conta da estiagem no Estado. A PGE ainda não se pronunciou em relação à avaliação do documento. Até o fechamento desta edição, a Procuradoria não deu retorno sobre detalhes de quando concluirá a avaliação.

A quantidade de decretos de situação de emergência municipais, já encaminhados para o escritório da Defesa Civil do Estado, deverá aumentar, conforme o coronel William Lopes, coordenador Executivo da Defesa Civil. Ele afirma que um dos entraves para homologação desses casos pelo Governo Estadual tem sido a falta de documentos necessários por parte das localidades que complementem as exigências para o reconhecimento estadual da situação.

O encaminhamento está sendo feito e ele espera, até a próxima semana, também fazer o encaminhamento para o Ministério da Integração Nacional (MIN). Os auxílios emergenciais para os 16 municípios só podem ser encaminhados com a documentação completa.

Segundo o coronel, documentos como a Avaliação de Danos (Avadan) e o mapa da região afetada em cada localidade são essenciais. Os relatórios com as ocorrências devem constar na documentação. O coordenador afirma que não adianta encaminhar esses documentos, apenas com o decreto, porque não haverá a homologação.

No caso da documentação enviada para avaliação jurídica, ele afirma que foi feita uma análise geral dos municípios, e essa situação poderá esbarrar em muitas questões técnicas. Essa poderia ser uma das justificativas para a demora na decretação de situação de emergência no estado. Conforme William Lopes, com esse documento será feita uma avaliação global do Estado, em termos de necessidade de assistência.

Recursos em atraso

Até hoje, havia a ameaça de paralisar a Operação Pipa em 50 municípios. Não existia perspectiva do encaminhamento dos recursos destinados ao pagamento dos caminhões pela 10ª Região Militar, com verba do Ministério. Nessa operação, o Exército responde pelos Estados do Ceará, Piauí, Tocantins e Norte da Bahia.

Segundo o chefe do escritório regional sede da Operação Pipa, coronel Luiz José Silveira Benício, por conta do encaminhamento da verba referente aos meses de junho e julho, foi possível retomar o abastecimento por meio dos carros-pipas nos 73 municípios cearenses.

A paralisação estava acontecendo por regiões e no fim do mês a perspectiva era que todos os municípios ficassem sem o abastecimento. No mês de junho, conforme o chefe do escritório, só houve o repasse de 40% do orçamento previsto, já dificultando realizar a operação. Os municípios que encaminharam decreto de emergência no Estado para a Defesa Civil foram Apuiarés, Crateús, Monsenhor Tabosa, Mombaça, Jati, Cedro, Caridade, Canindé, Boa Viagem, Alto Santo, Acopiara, Tauá, Jaguaribe, Itapiúna, Acarape e São João do Jaguaribe. Além da falta de encaminhamento da documentação necessária dos municípios para a Defesa Civil, ainda falta encaminhamentos nesse sentido também referentes ao Seguro Safra.

Os laudos referentes ao seguro ainda estão sendo avaliados, mas, segundo a SDA, devido a situação difícil em que se encontra o Estado, haverá uma antecipação do seguro para o mês de agosto. Em todo o Ceará estão inscritos no programa mais de 290 mil agricultores.

Emergência
16 municípios no Interior do Estado decretaram situação de emergência em decorrência da seca. Os decretos foram encaminhados para a Defesa Civil Estadual e aguardam homologação

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório da Defesa Civil do Estado
(85) 3101.2118
10ª Região Militar - (85) 3255. 1702


ELIZÂNGELA SANTOSRepórter

Fonte: diario do Nordeste

Seguir leyendo...

História de Juazeiro do Norte Ceará

Em 1872, chega em “Juazeiro”, Cícero Romã Batista. Oriundo da cidade do Crato, o seminarista da Prainha, fez voto de castidade aos doze anos de idade e substituiu o Padre Pedro como capelão da capela N.S. Das Dores do povoado.
Uma vez instalado em sua ação evangelizadora e moralizadora. Com ele o povoado viu o rumo do desenvolvimento. O comércio religioso foi uma das mais importantes fontes de recursos que financiaram as obras e empreendimentos da cidade.
O desenvolvimento da cidade também revela a capacidade de organização social da época e a integração entre vida social política e religiosa.
Em 22 de julho de 1911, foi assinada a Lei que levou o povoado à categoria de Vila e Sede do município. No dia 4 de outubro de 1911, a Vila de Juazeiro foi inaugurada oficialmente e o Padre Cícero foi elevado como 1º prefeito.
Em 23 de Julho de 1914, a Vila de Juazeiro foi elevada à categoria de cidade. No entanto, esta data não é comemorada. Continua sendo a data de criação do município.
Juazeiro do Norte cresce a passos largos, tornando-se em pouco tempo a maior cidade do interior cearense.

fonte: cidades Brasileiras

Seguir leyendo...

Deficiente é morto em Mauriti

Demontier Tenório
O agricultor e deficiente mental Cícero Luiz de Melo, de 33 anos, que morava no Distrito de São Félix, no município de Mauriti, foi assassinado por volta das 19 horas desta terça-feira naquela localidade. O caso está envolto em mistério e a polícia sabe apenas que os acusados chegaram em uma motocicleta Titan de Cor Azul e placa não anotada. Eles pararam o veículo e o garupeiro sacou o revólver efetuando vários tiros que culminaram na morte de Cícero, fugindo em seguida.

Outro agricultor foi alvejado com os disparos no caso Raimundo Jocel Vidal, de 63 anos, ali residente, que se encontra internado no Hospital Geral de Brejo Santo sob cuidados médicos. Policiais do Destacamento Militar de Mauriti, sob o comando do Sargento Inácio, fizeram diligências sem o êxito de localizar os autores do crime. O corpo foi trazido para ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte.

SUICÍDIO - Mais um suicídio foi registrado na região do Cariri se constituindo no sétimo em um intervalo de 17 dias. Raimundo Alexandre da Silva, de 36 anos, que morava na Rua Unias Siebra, no centro de Caririaçu, se enforcou na manhã desta quarta-feira. Ele subiu para o segundo andar do prédio, adentrou o quarto, trancou a porta e praticou o gesto tresloucado. Ontem, ele participou normalmente com amigos do encerramento da festa em louvor à São Pedro, Padroeiro de Caririaçu.

Seguir leyendo...

Entra no Ar o Estado do Cariri

Seu mais novo site de Notícias do Cariri Cearense!!!!!!!!!!!!!!!

Seguir leyendo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares