160 x 600 Ad Section

Seguidores

VISITANTES

Tecnologia do Blogger.

Mini-Trator da Expocrato


O autodidata Geraldo de Sousa Mota vende sua invenção durante a feira: mini-trator que planta, limpa e ara

Crato. Uma das atrações da Expocrato 2010 foi o mini-trator "Geragri", fabricado pelo mecânico de moto, Geraldo de Souza Mota, na cidade de Tauá, região dos Inhamuns. O trator, menor do que uma moto-125, é transportado na caçamba de uma picape. Equipado com um motor diesel de 10 cavalos e caixa de marcha de um Chevette, o quadriciclo planta, limpa, ara, puxa uma carroça com capacidade para 500 quilos, pulveriza e dispõe de um hidráulico que facilita o manejo de todos os equipamentos.

À venda

A máquina, que foi fabricada com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está sendo vendida por R$ 12.000,00. O mecânico Geraldo diz que "a grande vantagem do trator é o seu tamanho, o que facilita a operação dentro dos plantios". O pequeno trator substitui o trabalho de 10 horas com um custo operacional pequeno, garante Geraldo, acrescentando que a manutenção é simples de ser realizada.

A ideia de inventar uma máquina que facilitasse o trabalho do homem do campo nasceu em 1973, quando Geraldo tinha apenas 7 anos de idade e ajudava o pai no trabalho pesado da roça. Ao ver um trator de esteira passar ao longo da estrada, o garoto pensou em fabricar uma máquina pequena que pudesse rodar no meio do plantio de feijão e milho. No entanto, a necessidade de sobrevivência era muito mais premente do que os seus devaneios.

Com 20 anos de idade, Geraldo montou uma oficina de consertar motos na cidade de Tauá. Em 1998 é que ele conseguiu concretizar o sonho de menino, com a fabricação do primeiro mini-trator.

Dedicação

Em 2004 deixou a agricultura e dedicou-se somente à oficina mecânica. A historia do mecânico semianalfabeto que fabricou uma máquina agrícola numa oficina de fundo de quintal se espalhou por este Ceará afora e chegou ao conhecimento da Secretaria é inspiradora.

Geraldo lembra que, em 2008, o então Secretário Adjunto, Antonio Amorim, hoje titular da pasta da Agricultura, chegou à sua oficina perguntando pelo trator. Amorim gostou do invento e orientou que ele fabricasse um modelo mais aperfeiçoado. A máquina foi fabricada e vendida a uma Cooperativa Agrícola de Tauá, que opera com dois mini-tratores, fabricados por Geraldo, há mais de um ano. Mais três tratores foram encomendados pelo Governo do Estado. O mecânico espera um interesse maior do mercado para aumentar a linha de fabricação e baratear os custos.

Hoje, o inventor Geraldo, é o mais conhecido mecânico da região. "Eu só não entendo de motor de avião, mas se cair um no terreiro lá de casa, ele sai voando", garante.

Audácia
"Eu só não entendo de motor de avião, mas se cair um no terreiro lá de casa, ele sai voando"
Geraldo de Sousa Mota
Mecânico

MAIS INFORMAÇÕES:
Geraldo de Sousa
Rua 7 de setembro, 407, Centro
Município de Tauá
(88) 3437.3066


Antônio VicelmoRepórter

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONTATO

CONTATO
newscariri@hotmail.com

Postagens populares